The Image Church – Bible Studies
Leitura Bíblica – Atos 6
Vemos neste
capitulo a primeira igreja crescendo em numero, e toda vez que uma igreja
cresce em numero aparecem os problemas. E aqui vemos que eles estavam
esquecendo de cuidar das viúvas. Mas os discípulos de Jesus tiveram uma ótima
ideia, instituir alguns homens para cuidar da parte material da igreja do
alimento, da organização, para que todos sejam atendidos igualmente. Ate hoje
em nossas igrejas evangélicas temos este serviço da diaconia. Veja as
qualidades de alguém que quer trabalhar como diácono:
“Escolhei dentre vos homens de boa reputação, cheios
do Espirito Santo e de sabedoria, aos quais encarregaremos destes serviços.”
Atos 6:3
Estevão foi o
primeiro diácono, homem integro, sábio, que falava cheio do Espirito Santo,
fazia sinais com muito poder, e por isto foi escolhido para esta tarefa. Mas as
autoridades da época e os religiosos da sinagoga ficaram enciumados com a
popularidade de Estevão e começaram a proferir mentiras sobre ele. Sempre que
fazemos o serviço de Deus, satanás fica incomodado e portanto lança suas setas
malignas sobre nos. Se estamos sendo atacados pelo diabo eh sinal de que
estamos sendo usados por Deus em seu ministério. Então devemos estar sempre
alertas e obedientes ao comando de Deus!
Leitura Bíblica – Salmos 118
Que
maravilha este salmo, onde o salmista apresenta o dia como aquele que Deus fez
para nos, aquele cheio da presença divina e portanto cheio de alegria. Entao so
nos resta agradecer a Deus pelo dia e por estarmos sendo amados por Ele!
“Rendei graças ao
Senhor, porque ele eh bom. Porque a Sua misericórdia dura para sempre.” Salmos
118:1
“O Senhor esta comigo,
não temerei. Que me poderá fazer o homem?” Salmos 118:6
“Nas tendas dos justos
há voz de jubilo e de salvação; a destra do Senhor faz proezas.” Salmos 118:15
“Este eh o dia que o
Senhor fez; regozijemo-nos e alegramo-nos nEle.” Salmos 118:24
Leitura Bíblica – Tiago
1
Este
livro foi escrito por Tiago irmão de Jesus.
A carta foi dirigida
aos judeus da Dispersão
(quando os judeus cristãos foram espalhados por causa do nome de Cristo), "às doze tribos que se
encontram na Dispersão" (Ti
1:1).
O objetivo do
escritor foi ressaltar os deveres práticos da vida cristã.
Os vícios contra os quais ele alerta são: formalismo, que faz o culto a Deus
consistir de cerimônias externas, quando deveria ser, recorda o autor (1:27),
amor ativo e pureza; fanatismo, que, sob o disfarce de zelo religioso, estava
destruindo Jerusalém (1:20); fatalismo, ao apontar a Deus
como causa da tentação (1:13); crueldade, na lisonja ao rico e desprezo ao
pobre (2:2); falsidade, que torna as palavras e os juramentos meras
brincadeiras (3:2-12); partidarismo (3:14); maledicência (4:11); jactância
(4:16); opressão (5:4). A grande lição de Tiago é a paciência: na provação
(1:2), nas boas obras (1:22-25), sob provocação (3:17), sob opressão (5:7), sob
perseguição (5:10); a base para a paciência, em Tiago, é o fato de que "a
vinda do Senhor está próxima" (5:8).
O argumento da
"justificação pelas obras", desenvolvido por Tiago no capítulo 2 (vv.
14-26), pode ser contrastado com a doutrina da "justificação pela
fé", arguida por Paulo em suas epístolas no Novo Testamento.
Uma maneira pela qual os cristãos conciliam estes dois pontos de vista é ao
entender que Tiago prega a justificação perante os outros, perante o próximo
(i.e., a justificação da profissão de fé de um cristão através de uma vida
coerente), enquanto que Paulo dá ênfase à justificação diante de Deus (i.e., o
homem aceito por Deus como justo devido à retidão de Cristo, que é
recebida pela fé). Outro modo pelo qual os pais da
Igreja conciliavam as
duas posturas era ver a fé salvadora e verdadeira como fé que é energizada pelo
amor, e o amor é pois acompanhado de boas obras, por oposição à fé que é apenas
uma anuência intelectual a um conjunto de crenças. Uma referência cruzada
pertinente é Atos 26:20, na qual Paulo
diz que ele tem pregado "que se arrependessem e se convertessem a Deus,
praticando obras dignas de arrependimento". Alguns estudiosos apontam esta
passagem como indício de que Paulo concordava com Tiago em que a fé verdadeira
(ou "viva") é acompanhada de obras.
Tiago também é a
Escritura de referência (Tiago 5:14) para a prática
da unção dos enfermos (ou "Extrema Unção", forma
não sancionada pelo texto).
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