quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Estudo - At 6, Sl 118 e Ti 1


The Image Church – Bible Studies
Leitura Bíblica – Atos 6
Vemos neste capitulo a primeira igreja crescendo em numero, e toda vez que uma igreja cresce em numero aparecem os problemas. E aqui vemos que eles estavam esquecendo de cuidar das viúvas. Mas os discípulos de Jesus tiveram uma ótima ideia, instituir alguns homens para cuidar da parte material da igreja do alimento, da organização, para que todos sejam atendidos igualmente. Ate hoje em nossas igrejas evangélicas temos este serviço da diaconia. Veja as qualidades de alguém que quer trabalhar como diácono:
“Escolhei dentre vos homens de boa reputação, cheios do Espirito Santo e de sabedoria, aos quais encarregaremos destes serviços.” Atos 6:3
Estevão foi o primeiro diácono, homem integro, sábio, que falava cheio do Espirito Santo, fazia sinais com muito poder, e por isto foi escolhido para esta tarefa. Mas as autoridades da época e os religiosos da sinagoga ficaram enciumados com a popularidade de Estevão e começaram a proferir mentiras sobre ele. Sempre que fazemos o serviço de Deus, satanás fica incomodado e portanto lança suas setas malignas sobre nos. Se estamos sendo atacados pelo diabo eh sinal de que estamos sendo usados por Deus em seu ministério. Então devemos estar sempre alertas e obedientes ao comando de Deus!
Leitura Bíblica – Salmos 118
Que maravilha este salmo, onde o salmista apresenta o dia como aquele que Deus fez para nos, aquele cheio da presença divina e portanto cheio de alegria. Entao so nos resta agradecer a Deus pelo dia e por estarmos sendo amados por Ele!
“Rendei graças ao Senhor, porque ele eh bom. Porque a Sua misericórdia dura para sempre.” Salmos 118:1
“O Senhor esta comigo, não temerei. Que me poderá fazer o homem?” Salmos 118:6
“Nas tendas dos justos há voz de jubilo e de salvação; a destra do Senhor faz proezas.” Salmos 118:15
“Este eh o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegramo-nos nEle.” Salmos 118:24
Leitura Bíblica – Tiago 1
Este livro foi escrito por Tiago irmão de Jesus.
A carta foi dirigida aos judeus da Dispersão (quando os judeus cristãos foram espalhados por causa do nome de Cristo), "às doze tribos que se encontram na Dispersão" (Ti 1:1).
O objetivo do escritor foi ressaltar os deveres práticos da vida cristã. Os vícios contra os quais ele alerta são: formalismo, que faz o culto a Deus consistir de cerimônias externas, quando deveria ser, recorda o autor (1:27), amor ativo e pureza; fanatismo, que, sob o disfarce de zelo religioso, estava destruindo Jerusalém (1:20); fatalismo, ao apontar a Deus como causa da tentação (1:13); crueldade, na lisonja ao rico e desprezo ao pobre (2:2); falsidade, que torna as palavras e os juramentos meras brincadeiras (3:2-12); partidarismo (3:14); maledicência (4:11); jactância (4:16); opressão (5:4). A grande lição de Tiago é a paciência: na provação (1:2), nas boas obras (1:22-25), sob provocação (3:17), sob opressão (5:7), sob perseguição (5:10); a base para a paciência, em Tiago, é o fato de que "a vinda do Senhor está próxima" (5:8).
O argumento da "justificação pelas obras", desenvolvido por Tiago no capítulo 2 (vv. 14-26), pode ser contrastado com a doutrina da "justificação pela fé", arguida por Paulo em suas epístolas no Novo Testamento. Uma maneira pela qual os cristãos conciliam estes dois pontos de vista é ao entender que Tiago prega a justificação perante os outros, perante o próximo (i.e., a justificação da profissão de fé de um cristão através de uma vida coerente), enquanto que Paulo dá ênfase à justificação diante de Deus (i.e., o homem aceito por Deus como justo devido à retidão de Cristo, que é recebida pela fé). Outro modo pelo qual os pais da Igreja conciliavam as duas posturas era ver a fé salvadora e verdadeira como fé que é energizada pelo amor, e o amor é pois acompanhado de boas obras, por oposição à fé que é apenas uma anuência intelectual a um conjunto de crenças. Uma referência cruzada pertinente é Atos 26:20, na qual Paulo diz que ele tem pregado "que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento". Alguns estudiosos apontam esta passagem como indício de que Paulo concordava com Tiago em que a fé verdadeira (ou "viva") é acompanhada de obras.
Tiago também é a Escritura de referência (Tiago 5:14) para a prática da unção dos enfermos (ou "Extrema Unção", forma não sancionada pelo texto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário