terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Estudo - Atos 4, Sl 116 e 2 Jo


The Image Church – Bible Studies
Leitura Bíblica – Atos 4
O livro de Atos relata os acontecimentos com os discípulos de Jesus depois dEle ter ido ao ceu, portanto são fatos que aconteceram com a primeira igreja (Igreja Primitiva) através do poder do Espirito Santo derramado sobre ela. Hoje temos o mesmo Espirito Santo derramado sobre nos, igreja de Cristo, e portanto podemos tirar como licoes preciosas o que aqueles homens e mulheres passaram naquela época, pois podemos passar pelas mesmas coisas.
Neste capitulo vemos Pedro e Joao sendo perseguidos e presos pelos próprios homens da igreja da época, os sacerdotes e o capitão do templo. Este fato nos alerta, que podemos passar por perseguições como eles passaram, talvez não exatamente igual, sou ser presos, mas com certeza teremos tempos de dificuldades.
Pedro e Joao estavam servindo a Deus, pregando o evangelho, ensinando sobre Jesus, fazendo a sua parte, cumprindo a vontade de Deus. E muitos estavam sendo salvos através do trabalho destes preciosos irmãos. Devemos seguir seu exemplo, devemos estar sempre levando o salvação a quem pudermos. Mas com a consciência de que encontraremos resistência, as vezes ate pesada. Veja:
“Ressentidos por ensinarem eles o povo e anunciarem em Jesus a ressurreição dentre os mortos; e os prenderam, recolhendo-os ao cárcere ate ao dia seguinte, pois já era tarde. Muitos, porem dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o numero de homens a quase 5 mil.” Atos 4:2-4
As autoridades, tanto religiosas quanto politicas, questionaram a Pedro e Joao. Muitas vezes somos questionados por pessoas, as vezes ate amigos próximos, parentes. E não raro perguntas difíceis de serem respondidas, e as vezes nos levam para arapucas terríveis. Saibam que Deus esta no controle de tudo, Ele tem a resposta certa a todas as perguntas e argumentos as vezes o melhor eh nos calar e orar por quem nos pergunta! Aqui neste capitulo aprendemos como nos portar diante de tal cena!
1)     Pedro estava cheio do Espirito Santo – verso 8 – “Então Pedro, cheio do Espirito Santo, lhes disse:”;
2)     Não teve medo de dizer a verdade que todos conheciam, como Cristo foi crucificado por eles, e etc. A intrepidez, a firmeza, a certeza nas suas próprias palavras mostram que ele não tem duvidas do que fala.- versos 9 – 13 – “Ao verem a intrepidez de Pedro e Joao, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.”
3)     Não pararam de anunciar a Cristo e o que Ele tem feito em suas vidas e na vidas de outros. Versos 14-22
4)     Testemunharam na igreja sobre os fatos ocorridos para que os irmãos agradeçam a Deus pela Seu livramento, e para que orem e intercedam pelo ministério deles. Versos 23 a 31 “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos, ficaram cheios do Espirito Santo, e com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.”
Leitura Bíblica – Salmos 116
O salmista declara seu amor pelo nosso Deus maravilhosos, que nos ouve, que esta conosco em nossos dias difíceis, que nos livra e nos salva, que vê nossa morte como preciosa, pois Ele nos quer pertinho dEle!
“Amo o Senhor, porque Ele ouve a minha voz e as minhas suplicas.” Salmos 116:1
Leitura Bíblica – 2 Joao
Joao nos alerta quanto as pessoas que pregam suas próprias ideias, e doutrinas, que ate falam em Jesus, mas não vivem para Ele, que não permanecem nEle. Estes são tidos como falsos profetas,  são enganadores e suas vidas mostram que não pertencem a Deus, não são verdadeiros filhos de Deus. Portanto não devemos dar ouvidos a estas pessoas!
“Porque muitos enganadores tem saído pelo mundo fora, os quais não confessa Jesus Cristo vindo em carne; assim eh o enganador e o anticristo.” 2 João 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário