The Image Church – Bible Studies
Leitura Bíblica – Hebreus 11
O capitulo onze
de Hebreus eh muito precioso, pois seu autor nos ensina acerca da FE. Primeiro
ele define fé:
“Ora, a fé eh a certeza de cousas que se esperam, a
convicção de fatos que se não veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom
testemunho. Pela fé entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus;
de maneira que o visível veio a existir das cousas que não aparecem.” Hebreus
11:1-3
Alguma vez você
já teve uma convicção tao tremenda sobre algo a fazer, que outras pessoas o
ridicularizaram, ou tentaram te convencer do contrario, e você permaneceu firme
e fez o que seu coração mandara e aconteceu exatamente como você esperava, ate
melhor? Pois bem isto eh fe, acreditar em algo antes de acontecer, mas
acreditar tao profundamente que no seu coração não há confusão e sim paz! Deus
fala ao nosso coração com clareza e sua voz nos incita a viver pela fe. Eh tao
lindo participar dos planos de Deus.
Depois o autor
nos da exemplos de fe extraídos do Antigo testamento, os chamados heróis na fe:
Abel, Enoque, Noe, depois os patriarcas: Abraao, Isaque, Jaco e Jose. Entao
Moises, Raabe, Josue. Estes exemplos são para que nos saibamos que homens e
mulheres como nos tiveram fe na voz de Deus, obedeceram sua palavra e foram bem
sucedidos e ate hoje aprendemos com o exemplo deles, então nos também estamos
aptos a sermos bons exemplos de homens e mulheres de fe, que vivemos para
agradar a Deus, a cumprir sua vontade e pela fe nEle já vivemos a esperança de
um dia estarmos face a face com Ele, vivendo em harmonia celeste!
Leitura Bíblica – Salmos 110
Este
salmo de Davi nos apresenta o reino e o sacerdócio do Messias Jesus Cristo.
Pela fé cremos nestas palavras que um dia Jesus vira com sua igreja para
governar a terra com poder e gloria! E Ele colocara todos os nossos inimigos a
seus pés!
“Disse o Senhor ao meu
Senhor: Assenta-te a minha direita, ate que eu ponha os teus inimigos debaixo
dos teus pés.” Salmos 110:1
Leitura Bíblica – Judas
Epístola de Judas é o nome dado à epístola do apóstolo São Judas
Tadeu (ou Judas, irmão de Tiago), o penúltimo livro
do Novo
Testamento da Bíblia,
escrita provavelmente no ano 65da era comum. Outras
suposições, porém, induzem que a obra teria sido escrita por volta dos anos 66 e 67, logo após à morte de Pedro,
em razão das fortes semelhanças com a segunda carta deste outro apóstolo. No
entanto, uma terceira possibilidade seria que Judas e Pedro tivessem se
utilizado de uma fonte comum, talvez de um panfleto muito utilizado na época
para alertar à Igreja contra os falsos mestres.
Quanto ao local onde
a epístola teria sido escrita não existe até hoje uma correta identificação,
ainda que existam suposições de que Judas teria enviado sua carta da Palestina ou doEgito.
Os destinatários da
epístola poderiam ser judeus convertidos ao cristianismo espalhados pela Ásia Menor,
embora a epístola não dê informações cabais para que público específico Judas
teria se dirigido. O seu conteúdo apenas indica que os destinatários seriam
pessoas conhecedoras do Antigo
Testamento e das
tradições judaicas, não havendo referências expressas aos gentios.
O propósito
principal dessa epístola é a advertência contra os mestres imorais e as heresias da época, que colocavam em risco a fé
dos cristãos. Há quem diga que Judas estaria escrevendo contra os mestres ateus
que afirmavam que aos cristãos seria permitido fazer tudo o quanto desejassem,
sem temer o castigo divino. Assim, sua carta enfoca a apostasia,
que seria a troca dos ensinamentos cristãos pelas falsas doutrinas.
A epístola é bem
pequena e tem apenas 25 versículos em um único capítulo. Inicia-se com uma
curta introdução de dois versos, fala sobre o perigo da atuação de homens
perversos que estavam tentando alterar o propósito da fé cristã, dá exemplos
históricos sobre os falsos mestres descrevendo o caráter destes, destaca o
viver em santidade como o objetivo dos convertidos e conclui com sua benção
apostólica.
Curiosamente,
encontra-se nos seus versos 14 e 15 uma breve citação do livro apócrifo de 1 Enoque 60:8,
1:9, sobre uma profecia do julgamento dos homens maus.
§ "Enoque,
o sétimo depois de Adão" é uma citação de 1En.60:8
§ "Eis
que é vindo o Senhor com milhares de seus santos.." é uma citação de
1En.1:9 (de Deut.33:2)
Outra interpretação
é de que o Senhor Jesus Cristo contou aos seus servos sobre as
profecias de Enoque, e Judas escreveu sua epístola
baseada nas palavras do próprio Jesus a respeito do profeta Enoque. E, o mais
provável é que o Livro de Enoque tenha sido escrito após a Epístola de Judas,
baseando-se nos relatos da carta.
Um ponto da epístola
que desperta a atenção é o seu verso 9 que fala sobre uma disputa entre o Arcanjo
Miguel e o diabo pelo corpo de Moisés,
incidente este que não está registrado em nenhuma outra parte das Escrituras,
cuja narrativa é atribuída por alguns à citação de uma parte perdida de um
livro antigo chamado de Assunção de Moisés, uma vez que o
capítulo 34 de Deuteronômio nada diz a respeito do fato comentado
pelo apóstolo. Outros consideram que Judas fala sobre a disputa entre o Arcanjo e o diabo pelo corpo do sumo sacerdote Josué (Zacarias 3:1-7),
que foi talvez uma alegoria sobre a corrupção do sacerdócio, nos
dias de Neemias:
§ Judas
23 E salvai alguns com temor,
arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.
§ Zacarias
3:2 não é este um tição tirado
do fogo? 3 Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo.
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