quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Estudo - At 17, Sl 130 e 2 Pe 2


The Image Church – Bible Studies
Leitura Bíblica – Atos 17
Paulo e Silas juntamente com Timóteo continuam sua viagem missionaria. Neste capitulo vemos 3 diferentes cidades, suas reações ao evangelho foram diferentes porem em todas elas Deus tocou o coração de homens e mulheres que creram em Jesus e estabeleceram ali uma igreja local. Aprendemos aqui que em nossa viagem missionaria por esta vida encontraremos pessoas com as mesmas reações destas três cidades, então vejamos para aprendermos com ela o que devemos fazer:
1)     Tessalonica – versos 1 a 9
“Os judeus, porem, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jason (onde Paulo, Silas e Timóteo se hospedaram) procuravam traze-los para o meio do povo.” Atos 17:5
Encontraremos pessoas assim, invejosas, malandras, que só querem nos perturbar, atrapalhar a nossa missão a de pregar a mensagem de Cristo, maledicentes, pois dizem que estamos querendo confundir as pessoas. Mas devemos continuar firmes em nossa missão, crendo que o Espirito Santo fara a sua parte, pois nesta cidade se levantou Jason e com ele muitas mulheres e homens se converteram a Jesus e fundaram ali uma igreja de Cristo;
2)     Bereia – versos 10 a 15
“Ora, em Bereia eram mais nobres que os de Tessalonica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as cousas eram de fato assim. Com isso muitos deles creram...Mas logo que os judeus de Tessalonica souberam que a palavra de Deus era anunciada por Paulo também em Bereia, foram lá excitar e perturbar o povo.” Atos 17:11-13
Desta mesma maneira, quando estamos envolvidos a discipular novos convertidos, ensinando a palavra de Deus, lendo-a, examinando-a (sempre devemos conferir na Bíblia o que ouvimos de Pastores, lideres, e etc) aparecem pessoas para atrapalhar nosso trabalho, para confundir a cabeça do recém convertido. Devemos mostrar a eles firmeza em nossa fé e nas escrituras sagradas, por isto precisamos estudar e saber bem a palavra da verdade para nao sermos enganados!
3)     Atenas – versos 16 a 34
“E alguns dos filósofos contendiam com Paulo, havendo quem perguntasse: Que quer dizer este tagarela? E outros: Parece pregador de estranhos deuses, pois pregava a Jesus e a ressurreição.” Atos 17:18
Vamos encontrar pessoas assim também, inteligentes, cultos, sabedores de muitas matérias, porem totalmente ignorantes quanto a Palavra de Deus. Não devemos nos intimidar com tais pessoas, pois de fato não conhecem a Deus. Devemos agir como Paulo, com firmeza, com intrepidez, e anuncia a Cristo, que para eles eh Deus Desconhecido, e devemos apresentar as evidencias de nossa mensagem na Bíblia, pois ela eh a nossa única regra de fé e pratica!
Leitura Bíblica – Salmos 130
O Salmista canta este cântico de romagem, dizendo que Deus eh o nosso Senhor, que escuta a nossa voz, que nos perdoa e portanto ele anseia pela Sua presença, sua alma se deleita na palavra dEle.
“A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper da manha.” Salmos 130:6
Leitura Bíblica – 2 Pedro 2
Pedro nos alerta quanto aos falsos profetas que encontraremos em nossa vida e nos diz qual eh o seu futuro:
1)     Quem são os Falsos profetas e como agem?
- Pessoas que apresentam outras doutrinas, outras regras de vida que não estão na Bíblia, ou torcem as palavras da Bíblia e apresentam nova ideia e dizem “baseada na Bíblia”. Mostram esta doutrina com tanta convicção e apresentam provas fazendo com que muitas pessoas os sigam, montando ONGs, grupos internacionais fortes ormando verdadeiras organizacoes, levantando recursos financeiros e humanos que seguem a mesma ideia;
- Pregam contra a palavra de Deus, contra o Soberano Senhor Jesus Cristo, mas de maneira dissimulada, que a principio não notamos o que esta implícito, a verdadeira mensagem deles. Difamam a conduta dos cristãos, dos pastores e lideres, apresentando “provas” de que estão falando algo e fazendo outra coisa bem diferente, gostam de apontar o dedo na vida dos cristãos para os desmoralizar;
- Atrevidos, arrogantes, se acham inteligentes e sábios, cultos, não temem difamar autoridades superiores, estão “sempre certos”, são brutos no falar, flam mal daquilo que de fato ignoram – a Palavra de Deus e seus lideres – já leram a Biblia, ate citam seus versículos, porem de fato não entendem o que leem, e muito menos põem em pratica;
- Usam de sarcasmos, dao risadas daqueles que seguem fervorosamente a Palavra de Deus, dizendo-os ignorantes e tolos;
- Prometem liberdade, dizendo que não devemos seguir a Biblia e seus lideres, pois eles tem duas caras, mas na realidade vivem escravos de si mesmos, vivem em pecado, presos a seu passado e seus próprios erros.
2)     Qual eh o seu castigo?
- Serao destruídos por Deus no momento certo;
- “Para eles esta reservado a negridão das trevas.” 2 Pedro 2:17b
- O inferno esta preparado para recebe-los

Por isso devemos ser cautelosos, viver dignamente o evangelho de Cristo, sem dar brecha para que estas pessoas apontem o dedo em nossa vida. Devemos edificar outras pessoas, e não ser pedra de tropeço para elas. Devemos conferir tudo com a Palavra de Deus antes de seguir o que dizem! Desta maneira não seremos jamais enganados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário