terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Estudo - Pr 18, Sl 86 e Co 3



The Image Church – Bible Studies
Leitura Bíblica – Provérbios 18
A nossa língua eh a arma mais poderosa para matar, para humilhar, a outros e a nos mesmos. Veja o que o sábio Salomão nos ensina:
“Responder antes de ouvir eh estultícia e vergonha.” Provérbios 18:13
“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” Provérbios 18:21
“O pobre fala com suplicas, porem o rico responde com durezas.” Provérbios 18:23
Se não for para edificar, consolar, animar outros, eh melhor ficar caladinho!
Leitura Bíblica – Salmos 86
Davi faz uma linda oração, profunda, suplicando a Deus e pedindo que o ajude na sua angustia. Davi nos ensina que devemos ir ao Pai Celeste e nos derramarmos sobre Ele, devemos falar claramente a Deus:
1)     Como estamos nos sentindo – versos 1 a 4,16 – “estou aflito e necessitado. Preserva minha alma.... Compadece-te de mim.... Alegra a alma do teu servo..”
2)     O que Deus eh para mim – versos 5,8,10,13,15 – “..Pois tu es bom, compassivo, abundante em benignidade para com todos que o invocam... Não há entre os deuses semelhante a ti, Senhor....Pois grande eh a sua misericórdia para comigo...”
3)     O que necessitamos – versos 6,7,11,14 – “Escuta, Senhor a minha oração e atende a voz das minhas suplicas....Ensina-me Senhor, o Teu caminho, e andarei na tua verdade... Mostra-me um sinal do teu favor para que o vejam.”
4)     Agradeça a Deus por tudo – verso 12 – “Dar-te-ei graças, Senhor, Deus meu, de todo o coração, e glorificarei para sempre o teu nome.”
Leitura Bíblica – Colossenses 3
Paulo nos ensina que diariamente devemos andar no processo da santificação. Este processo eh longo, e muitas vezes doloroso, porem devemos ter em mente que o final do processo eh alcançarmos a perfeição em Cristo Jesus, com corpos gloriosos, vivendo eternamente junto do Pai Eterno, louvando-o, glorificando seu Santo nome, todos juntos adorando e bendizendo o nome de Cristo Jesus! Eh para este dia tão maravilhoso que vivemos, na esperança que este dia chegará bem mais cedo do que pensamos. Por isto, esta carta de Paulo aos Colossenses nos ensina que:
1)     Devemos largar as praticas antigas;
- prostituição;
- impureza;
- paixão;
- lasciva;
- desejo maligno;
- avareza que eh idolatria;
- desobediência;
- ira;
- indignação;
- maldade;
- maledicência;
- linguagem obscena;
- mentira.
2)     Devemos investir tudo que temos e somos em:
- misericórdia;
- bondade;
- humildade;
- mansidão;
- longanimidade;
- suportai-vos uns aos outros;
- perdoai-vos mutuamente;
- amai-vos;
- seja a paz de Cristo o arbitro (juiz) em vossos corações;
- seja agradecidos;
- instruirmos diariamente na Palavra de Deus e no exemplo de Cristo;
- louvar a Deus continuamente.

“E tudo o que fizerdes seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai.” Colossenses 3:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário