quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Estudo - Pr 14, Sl 82 e Fp 3


The Image Church – Bible Studies
Leitura Bíblica – Provérbios 14
“A mulher sabia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derruba.” 
Provérbios 14:1
Interessante notarmos que o sábio Salomão não diz que eh o marido quem derruba o lar ou edifica sua casa, somente a mulher tem este poder.
Eh ela quem constrói o lar, eh ela quem dá a atmosfera aconchegante, um cheirinho de casa bem cuidada, de comida gostosa no fogão. Eh a mulher quem organiza os horários de sua casa, quem faz as compras e as coloca nos lugares corretos, quem faz a decoração de cada cômodo, trazendo alegria, paz, tranquilidade, conforto. Eh ela quem mantem sua casa adequada para cada evento, como jantares, chás, aniversários, festas, etc. A mulher quem dirige a casa, os empregados, as entregas programadas, as correspondências. UFA! Só de citar estas tarefas já fiquei cansada! Kk
Mas este eh o trabalho da mulher! Os filhos querem chegar em casa e encontrar tudo gostoso, querem ser abraçados pela mãe querida, querem contar as novidades do dia, e ter uma mãe amada com atenção a ouvi-los. Querem ouvir as historias de sua mãe, sempre interessantes, engraçadas. Esperam pela ajuda dela nas tarefas das escola, nas leituras diárias da bíblia. Os filhos tem na mãe um porto seguro, sempre pronto, sempre perto, sempre presente.
O marido espera chegar em casa após um longo dia de trabalho, e encontrar sua casa gostosa, organizada, confortável, e sua esposa linda, e amada, cheirosa, com comidas especialmente preparadas para ele. Espera ter nela ombros carinhosos, ouvidos abertos, e lábios sedentos pelos seus. Ele quer se sentir rei do lar, forte e amado pela sua linda rainha. Ele quer se sentir provedor, contente em saciar todos os desejos de sua amada e companheira. Ele deseja ver sua mulher feliz, linda e desejosa de vê-lo novamente!
Esta eh a mulher sabia, que edifica seu lar com sabedoria divina, que estrutura sua vida na Palavra de Deus, que segue as orientações do Espirito Santo. Mesmo trabalhando fora de casa, tem tempo para seu lar! E sua prioridade eh o seu lar!
Porem a mulher tola, ignora estes conselhos, e destrói o lar, pois em seu coração em primeiro lugar vem seus próprios desejos, suas metas pessoais de vida, sua carreira profissional, seu corpo. Gasta tempo com sigo própria, em cinemas, academias, shoppings, amigas, e etc. E la bem por ultimo, seu marido (o chato) e seus filhos (bagunceiros). Esta consegue o que quer, uma carreira brilhante, dinheiro, ”amigas” oportunas, porem um lar destruído, filhos criados pelos empregados e escolas, marido com outras, enfim, uma vida de inferno após inferno! Frustracao apos frustracao. Deus quer o melhor pra mim e para voce. Ele sabe o que 'e melhor pra gente. Ele nos criou e Sua palavra e' sabia e verdadeira. Todos sabemos que o que a mulher deseja em um homem e' a seguranca que ele proporciona e nao e' a "seguranca" do dinheiro.. e' a seguranca do seu braco forte e amoroso. O que o homem espera de uma mulher e' o apoio, o suporte que ela pode e deve dar pra ele nas decisoes dificeis da vida, na hora de acordar, procurar emprego, economizar na comida e nos produtos de limpeza.. esse e' o segredo de um relacionamento duradouro. A beleza, as coisas se vao com o tempo.. mas o apoio, a seguranca, o companherismo, a amizade o amor, a cumplicidade isso permanece pra sempre.
Como tenho construído o meu lar! Como quero construir o meu lar!???? Segundo a minha vontade, ou segundo os sábios conselhos bíblicos?
Leitura Bíblica – Salmos 82
Asafe fala da injustiça praticada contra pessoas mais fracas e os órfãos! Deus tem para com estes especial carinho! E se ira quando vê que alguém pratica injustiça para com eles! Então o salmista nos alerta!
“Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente para com o aflito e o desamparado.” 
Salmos 82:3
Leitura Bíblica – Filipenses 3
Paulo nos ensina a sermos cristãos alegres, tendo em mente que em cada passo que damos o Espirito Santo esta nos aperfeiçoando, nos tornando mais parecidos com Cristo. Que as coisas do passado, já passaram, e eis que temos pela frente novos desafios, novas oportunidades, que devemos encarar com alegria, com discernimento, sabedoria, lembrando-nos sempre que nossa pátria não eh aqui na terra, e sim no ceu, e que queremos fazer parte do plano de Deus de levar o máximo de pessoas conosco para esta eternidade junto ao Pai celeste. Devemos viver o hoje pensando neste dia que acontecera num futuro próximo, a perfeição absoluta com Deus, ao lado de Cristo Jesus! Por isto todo sacrifício que fizermos hoje, eh pouco, tudo que perdermos por amor a Cristo, eh nada, pois já ganhamos o bem maior! A salvação eterna!
“Mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.” Filipenses 3:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário