terça-feira, 20 de setembro de 2011

Leitura Bíblica – Mateus 14


The Image Church – Bible Studies

Mateus narra 3 acontecimentos no capitulo 14:

1) A morte de Joao Batista – versos 1 a 12 – Joao foi preso por Herodes, pois ele tinha ciúmes dele, sua cunhada se apaixonou por Joao Batista, e por isto Joao foi preso. E a sobrinha de Herodes, quis a cabeça de Joao numa bandeja para agradar a mãe, pois Joao não quis nada com ela, e por isto ela estava
irritadíssima. Mesmo fazendo a vontade de Deus, cumprindo sua missão aqui na terra, Joao foi preso, humilhado e morreu decapitado. Vendo esta historia de Joao, ficamos tristes, porem ele foi considerado por Jesus como um dos maiores aqui na terra. E com certeza ele ganhou a vida eterna, e já esta gozando do
convívio pessoal com Jesus no céu. Muitos cristãos foram mortos pelo nome de Jesus. E como diz em apocalipse, estes ganharão galardão especial.

2) A primeira multiplicação dos paes – versos 13 a 32 – Jesus, triste pela morte de seu precursor Joao Batista, se retirou a um lugar deserto. Porem grande multidão o seguiu, pois queriam ouvir Jesus, precisavam de seu poder, e muito foram curados, muitos receberam as palavras de Jesus para suas vidas. Precisamos ser assim, implacáveis seguidores de Jesus, não se importando com nada, somente
em receber dEle cura e ensinamentos. Pois aqueles homens e mulheres, não se preocuparam com o que iriam comer, ou onde passar a noite. Na realidade foram os discípulos de Jesus quem tiveram esta preocupação. Mas Jesus eh Deus, e não deixou a multidão com fome. Aquele que busca a Jesus em primeiro lugar em sua vida, jamais passara fome, jamais estará sozinho, pois Jesus prometeu e
cumpre:

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33

3) Jesus anda por sobre o mar – versos 22 a 33 – Jesus se retirou para orar sozinho, e mandou que os discípulos entrassem no barco e fossem para o outro lado do mar. Jesus queria um tempo so, para falar com Deus, para quem sabe, chorar pelo amigo Joao Batista. Pois Jesus era homem, ele sentia tristeza também, ele estava na terra. Por este exemplo, devemos nos retirar para orar sozinhos também, conversar seriamente com Deus, apresentar a Ele nossos temores, tristezas, aflições. Mas os discípulos começaram a enfrentar ventos fortes, e Jesus foi ter com eles, mas andando sobre as aguas. Interessante que os próprios
discípulos não reconheceram a Jesus, somente depois que Jesus disse quem era, e fez Pedro andar por sobre as aguas também, por estes sinais foi que eles descobriram que era Jesus, e mais, que ele era verdadeiramente Filho de Deus:

E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente eh Filho de Deus!” Mateus 14:33

Aqui temos a lição de que, se Jesus nos enviou para algum lugar, não importa o que acontecer naquele lugar, estejamos firmes, tranquilos, sem medo, pois Ele esta no controle de tudo, no controle de todas as tempestades que vamos enfrentar, ele estará conosco sempre, não importa o que aconteça, pois estamos
fazendo a Sua vontade, estamos obedecendo Sua ordem. Não precisamos de sinais para vermos a Jesus, pois ele nos da a verdadeira paz.

Leitura Bíblica – Salmos 14

Salmo de Davi ao mestre de canto, falando sobre a corrupção do pecador e sua redenção. Apresentando o homem que não confia em Deus, que não acredita que Deus existe, em homens de coração insensato, aqueles que praticam abominações. Mas Deus tudo vê, tudo conhece, não só o exterior dos homens, mas o intimo de cada um. Ninguém engana a Deus, ninguém se esconde de Deus. Mostra o homem como ele
verdadeiramente eh, sem Deus só pratica o mau, eh totalmente corrupto. Porem no final do salmo o salmista, rei Davi, apresenta Deus, como salvador de Seu povo, que restaurara seus filhos, dará nova vida a cada um daqueles que confiarem nEle, que se entregarem a Ele.

“Quando o Senhor restaurar a sorte do seu povo então exultara Jacó, e Israel se alegrará .” Salmos 14:7b

Leitura Bíblica – Apocalipse 14

Apocalipse 14, Joao ve que a terra não aguenta mais, e chega-se ao final dos 7 anos de tribulação. 4 vozes da terra anunciam o final, dizendo que todos que receberam o sinal da besta receberá a ira de Deus. Pois chegou o momento de separa o joio do trigo, isto eh, as pessoas que rejeitaram a Deus daquelas que seguem e obedecem a Deus. Chegou a hora da colheita, onde os anjos de Deus aniquilará o exercito de
Satanás, da besta. Mas a todos que permaneceram fieis a Deus, estes receberão a vida eterna de Deus.

“Aqui esta a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário