quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Leitura Bíblica – Mateus 15


The Image Church – Bible Studies

Mateus continua a mostrar que Jesus tem cumprido a Lei de Deus, e Ele eh o Messias prometido. Porem os fariseus continuam a questiona-lo, e continuam a incomodar o ministérios de Jesus e seus discípulos. Na verdade por Jesus estar fazendo tantos milagres, e ajuntando tantas multidões para ouvi-lo, os fariseus começam a teme-lo, a achar que ele vai destruir a igreja deles. Por isto vira e mexe eles enviam homens  para questionar a Jesus publicamente, para colocar Jesus contra a Lei e os costumes dos judeus. Porem Jesus eh o Filho de Deus, e ele conhece o coração deles, conhece a vida deles, e por isto estes homens não conseguem sucesso pelas palavras. Jesus os chamam de cegos, pois não conseguem, ou não querem, entender a Palavra de Deus, e como eles são lideres da igreja, que guiam o povo, Jesus os compara a cegos levando outros cegos, isto não da certo, pois certamente cairão. Portanto devemos aprender com Jesus, e não devemos ser como os fariseus, cegos que levam cegos.

1) O que contamina o homem – versos 1 a 20 – Os fariseus questionam a Jesus sobre o ato de lavar as mãos antes de comer, este eh um costume que esta na lei de moises, e também eh um costume nosso. Eh importante, sim, lavar as mãos antes de comermos, porem o que Jesus viu no coração daqueles homens, não era uma simples duvida sobre procedimentos, mas sim, um confrontamento direto
entre o que Jesus prega (lei de Deus) e o que ele faz. Por isto Jesus lhes da um grande ensinamento:
“Não eh o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto sim, contamina o homem.” Mateus 15:11 Jesus nos ensina que muito mais nos contamina eh o que falamos, somente em
pensar mau de alguém, já pecamos, e já contaminamos nossa vida, muito mais perigoso eh a nossa língua, quando falamos coisas que desagradam a Deus, nos prejudicamos e prejudicamos aos outros, muitas vezes profundamente. Comer com as mãos sujas no máximo teremos um problema físico, mas proferir
palavras duras podem trazer consequências para o resto de nossas vidas.

2) A mulher cananeia – versos 21 a 28 – Uma mulher cananeia busca a Jesus para que ele tire os demônios de sua filha, e não deixa Jesus enquanto não eh atendida. Jesus nos ensina que devemos ter fé, devemos buscar a Deus incessantemente, veja: “Então lhe disse Jesus: O mulher, grande eh a tua fé. Faça-se contigo como queres. E desde aquele momento sua filha ficou as.” Mateus 15:28 Já pensou Jesus dizendo a você: Faça-se o que você quiser, pois tua fe eh grande!? WOW!!!

3)  Jesus cura muitas pessoas – versos 29 a 31 – Jesus continua sua missão, curando pessoas, expulsando demônios, pregando a mensagem que liberta. Tudo isto para apresentar a gloria de Deus, para que o povo glorifique a Deus:  “Então glorificavam ao Deus de Israel.” Mateus 15:31b

4) A segunda multiplicação dos paes – versos 32 a 39 – Jesus novamente prepara um jantar milagroso a todos que o buscam, que o seguem, que querem ouvir seus ensinamentos. Aqueles que buscam a Deus jamais passara necessidade.

Leitura Bíblica – Salmos 15

Você tem percebido como as leituras diárias dos livros de Mateus, Salmos e Apocalipse se completam, falam do mesmo assunto diariamente? Pois tenho notado isto. Hoje em Mateus vimos o que Jesus fala dos fariseus, pessoas hipócritas que usam sua língua para proferir besteiras e por isto são castigados por Deus.

Mas no Salmo 15, o rei Davi nos ensina e nos apresenta quem são as pessoas que jamais serão abaladas que viverão e habitarão a casa do Senhor na eternidade:  “O que vive com integridade, e pratica a justiça, e de coração, fala verdade; e que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injuria contra o seu vizinho..... Quem deste modo procede não será jamais abalado.” Salmos 15

Leitura Bíblica – Apocalipse 15

Em Apocalipse 15 Joao narra a visão dos santos, aqueles que o salmista disse que habitarão na casa de Deus, estes estavam diante do trono de Deus, diante de seu tabernáculo (casa de Deus) entoando, cantando louvores a Deus:

“Grande e admiráveis são as tuas obras, o Senhor, Deus, Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, Oh Rei das nações.” Apocalipse 15:3

Também neste mesmo capitulo, Joao tem a visão do envio dos anjos de Deus com suas tacas repletas da cólera de Deus, da ira de Deus, quanto as pessoas que não se arrependeram, que preferiram buscar seus próprios caminhos, como os fariseus. Ninguém poderia entrar no santuário de Deus enquanto não se derramar estes 7 flagelos. Muitas pessoas brincam com suas vidas, querendo fazer somente o que lhe
apraz, ao invés de obedecer a Palavra de Deus. Neste dia se arrependerão, porem será tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário