segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Estudo - Lc 11, Sl 55 e 2Co 1


The Image Church – Bible Studies
Leitura Bíblica – Lucas 11
Jesus nos ensina a orar! De fato não sabemos orar, não sabemos pedir. Paulo diz que o Espirito Santo de Deus traduz nossas orações com gemidos inexprimíveis, isto eh, por mais que nos esforcemos somos dependentes do Espirito Santo ate para falar com o Pai do céu. Muitos usam desta oração do Pai nosso como uma reza, simplesmente repetem os versículos, sem na realidade dizerem de coração cada palavra. Como Deus conhece nosso coração e nossa mente, esta reza não eh ouvida pelo Pai.
Quando orarmos, podemos usar nossas próprias palavras, porem devemos dize-las com significado, de verdade, e não somente para aparecermos perante os demais como “espirituais”. Outro erro que cometemos, colocamos palavras bonitas e difíceis, com entonações de vozes para que todos vejam nossa espiritualidade, esquecemo-nos novamente que Deus vê a intenção de nossos corações, e mais uma vez esta oração não eh ouvida por Deus.
Outros usam a oração do Pai nosso, como penitencia por algum pecado. Jesus não nos ensina isto. Pelo contrario, ele nos ensina que devemos orar, falar com o nosso Pai, Ele mesmo nos permite de chama-Lo de Pai, Papai, Daddy, Paizinho, Painho como chamariam os nordestinos, sabe aquele pai carinhoso e aconchegante que esta pronto para parar tudo que esta fazendo pra nos ouvir? Pronto.. e' esse Pai Celeste com três partes principais:
1)     Louvores a Deus – “Pai, santificado seja o teu nome, venha o teu reino, seja feita a tua vontade assim na terra como no ceu!” Lucas 11:2 ou Mateus 6:10 e 10
2)     Agradecimentos e pedidos a Deus específicos ou genéricos do dia a dia – “o pao nosso de cada dia dai-nos hoje” Lucas 11:3
3)     Confissão de pecados a Deus – “perdoa-nos os nossos pecados, pois também nos perdoamos a todo o que nos deve. E não nos deixes cair em tentação.” Lucas 11:4
Quando louvamos, agradecemos, pedimos e confessamos nossos pecados a Deus, de coração, Ele nos ouve e nos responde!
Deus nos responde de três maneiras:
1)     SIM – Quando nossa oração faz parte da vontade de Deus para nossas vidas, Ele tem prazer em dizer sim. Ou quando nos pedimos e Deus permite que recebamos mesmo não sendo o melhor para nos, para que nos aprendamos alguma lição preciosa;
2)     NÃO – Quando nosso pedido não eh feito de acordo com a vontade de Deus. Precisamos entender, que o Não de Deus eh uma resposta boa para nos. Pois todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus;
3)     ESPERE – Esta talvez seja a resposta mais difícil, esperar em Deus, como o salmista nos ensina no salmo 37, eh muito difícil, e ate doloroso. Mas importante para o nosso crescimento e amadurecimento espiritual. Aprenda a Esperar nEle. Você vera muitos milagres em sua vida acontecendo!
Leitura Bíblica – Salmos 55
Davi clama ao Senhor por ajuda, por justiça contra seus inimigos. Tristemente Davi fala que seus próprios amigos o estão traindo. Quantos de nos já vivemos ou ainda viveremos momento assim, difíceis, onde ate quem nos confiamos nos passa uma rasteira. Mas devemos ser como Davi, irmos direto a Deus, conversarmos com ele, derramarmos nosso coração diante do Pai Celeste. E confiarmos na justiça divina, e não na nossa, crermos que Deus, o nosso Senhor, nos salvara, nos libertara! Confie no Senhor que tudo providencia para o nosso bem.
“Eu, porem, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará.... Confia os teus cuidados ao Senhor e Ele te susterá; jamais permitira que o justo seja abalado.” Salmos 55:16 e 22
Leitura Bíblica – 2 Coríntios 1
Começamos então a estudar a segunda carta do apostolo Paulo aos irmãos da igreja de Corinto na Grécia. Em sua segunda epístola aos Coríntios, Paulo, colocando-se como um humilde servo de Cristo, lembra aos seus leitores sobre o começo de seu relacionamento com a Igreja em Corinto que foi sempre íntegro e reto. Paulo ataca veementes os falsos mestres que buscavam enganar os cristãos dessa Igreja, afastando-os dos verdadeiros propósitos do Evangelho pregado. Assim, Paulo demonstra sua autoridade como apóstolo e exorta os coríntios amorosamente para que se submetam à verdade divina, rejeitando as falsas doutrinas. Além disso, Paulo encoraja a igreja a enfrentar as provações, lembrando-os que ao chegarem ao céu receberiam novos corpos e pede que sejam feitas doações para os pobres da Igreja em Jerusalém.
No primeiro capitulo Paulo faz suas saudacoes aos irmaos de Corinto e a todos nos santos no Senhor Jesus Cristo. Ele comeca nos ensinando sobre dar gracas a Deus por tudo, mesmo que venhamos a passar por tempos de tribulacoes e dificuldades, devemos sempre ser gratos a Deus que nos ama e nos salvou. E nos da uma tarefa importante:
“Eh Deus que nos conforta em toda a nossa tribulacao, para podermos consolar aos que estiverem em qualquer angustia, com a consolacao com que nos mesmos somos contemplados por Deus.” 2 Corintios 1:4

Devemos consolar e confortar nossos irmaos, mostrando o amor de Deus por eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário