terça-feira, 29 de novembro de 2011

Estudo - Pr 5, Sl 73 e Gl 6



The Image Church – Bible Studies
Leitura Bíblica – Provérbios 5
O escritor do livro de Provérbios foi o rei Salomão, filho do rei Davi. Rei de Israel que pediu a Deus sabedoria, e Ele assim o concedeu. Este capitulo nos ensina que devemos seguir o conselho sábio do rei de não cair na tentação sexual. Sábia eh a pessoa que se casa virgem e para o seu cônjuge eh fiel ate a morte. O escritor diz que aqueles que caem em tentação ficarão presos ao pecado, e suas consequências, e sua vida jamais será um manancial de bênçãos. Sábio eh aquele que permanece nos ensinamentos bíblicos e vive firmemente a disciplina divina. Devemos aprender com o erro dos outros, quantas históricas conhecemos de casais que se separaram por causa do adultério, e como ficaram os seus filhos, como vivem ate hoje? Devemos pedir sabedoria a Deus, para que não caiamos nestes erros.
“Quanto ao perverso, as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado, será detido. Ele morrera pela falta de disciplina, e pela sua muita loucura perdido cambaleia.” Provérbios 5:22 e 23
Leitura Bíblica – Salmos 73
O salmista Asafe nos ensina uma grande lição, não devemos ficar tristes quando vemos pessoas que não são filhos de Deus prosperando, enriquecendo, comprando bens caríssimos. Sei que em nosso coração ficamos ate com inveja, mas devemos olhar para o alto, para Deus, nosso Pai celeste, dono de todo ouro e prata, eh Ele quem tudo nos dá, eh ele que não nos deixa faltar nada. Devemos fazer o oposto, ao olharmos estas pessoas enriquecendo-se devemos orar por elas, pois estão indo direto para o precipício, e devemos agradecer por tudo que temos, pois Deus nos da com abundancia. Devemos fazer o jogo inverso, perceber quantas coisas Deus nos da diariamente, ao invés de ficarmos vendo o que os outros tem.
“Quanto a mim, bom eh estar junto a Deus; no Senhor Deus ponho o meu refugio, para proclamar todos os seus feitos.” Salmos 73:28
Leitura Bíblica – Gálatas 6
O apostolo Paulo termina a carta aos cristãos da Galícia ensinando sobre o auxilio mutuo, devemos viver irmãos unidos em Cristo Jesus, um ajudando o outro, ao invés de discussões e contendas, devemos carregar as cargas dos outros para juntos vivermos a vida crista digna do Senhor Jesus. Quando um de nossos irmãos erra devemos auxilia-lo a voltar-se para Deus, a se arrepender, mas em amor, com brandura, pois todos nos estamos sujeitos a errar, a pecar, precisamos estar firmes, juntos, em oração constante contra o inimigo para que possamos viver uma vida verdadeiramente feliz:
“Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo.” Gálatas 6:2
Paulo também adverte que de Deus não se zomba, não se esconde nada, e tudo que plantarmos um dia colheremos. Que então estejamos plantando frutos eternos, isto eh, levando a mensagem de Cristo a muitas pessoas, pois as pessoas que se convertem ao Senhor Jesus Cristo, elas sim poderemos levar para a vida eterna, o restante, os bens, os títulos que adquirimos aqui tudo isto fica aqui na terra. Não quer dizer que não devemos estudar, ou trabalhar e possuir bens, pois Deus nos deu talentos e inteligência para usarmos a nosso favor também, porem o que deve ir em primeiro lugar em nossos corações eh o reino de Deus, são os tesouros celestiais, o serviço do reino deve sempre vir em primeiro lugar em nossas vidas. Todo sacrifício eh valido para anunciar as boas novas de salvação.
“Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.” Gálatas 6:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário