domingo, 6 de novembro de 2011

Estudo - Lc 10, Sl 54 e 1Co 16



The Image Church – Bible Studies

Leitura Bíblica – Lucas 10

Jesus apresenta a 70 homens sua missão neste capitulo de Lucas. Missão esta que eh a mesma que a nossa nos dias de hoje. Algumas lições para que nossa missão obtenha total sucesso:

1)     Não devemos ir sozinhos. “O Senhor os enviou de dois em dois para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir.” Lucas 10:1 – Quando formos levar a mensagem de Cristo para alguém, que estejamos com mais algum irmão com a mesma missão, não devemos rapazes evangelizar mocas e vice-versa, para que não caiam em tentação e possam se livrar das maledicências;

2)     Devemos rogar ao Pai Celeste que envie mais trabalhadores para a nossa missão – “A seara eh grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a Sua seara.” Lucas 10:2 – Muitos estão sentados confortavelmente, se alimentando da Palavra de Deus, porem não estão indo levar esta Palavra para os outros. Precisamos de mais pessoas com a visão de Deus para levar a Sua mensagem de vida a quem não a tem;

3)     Devemos ser obedientes a Deus como as ovelhas são obedientes ao seu pastor, pois nossa missão consistem em estar no meio de lobos, astutos e fortes. Lucas 10:3;

4)     Deus proverá tudo que necessitarmos em nossa missão. Inclusive as necessidades materiais. “Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias, e a ninguém saudeis pelo caminho.” Lucas 10:4. Temos que ter fé em Deus, que tudo será providenciado;

5)     Devemos levar a Paz de Deus a todos, cristãos e não cristãos. Não devemos entrar em confusões e discussões, pois levamos o nome de Cristo em nosso peito. Lucas 10:5 e 6

6)     Devemos aceitar tudo que recebemos com alegria e acoes de graça, pois foi Deus quem providenciou. Não devemos nos queixar! “Permanecei na mesma casa, comento e bebendo do que eles tiverem, porque digno eh o trabalhador do seu salario. Não andeis a mudar de casa em casa.” Lucas 10:7

7)     Devemos ajudar os necessitados e doentes. “Curai os enfermos que nela houver.” Lucas 10:9

8)     Devemos anunciar o reino de Deus que esta perto. “e anunciai-lhes: A vos outros esta próximo o reino de Deus.” Lucas 10:9

9)     Não devemos nos irar com quem não aceita a mensagem de Cristo, pois o dia do juízo de Deus também esta próximo, e a vingança eh somente de Deus. “Digo-vos que naquele dia haverá menos rigor para Sodoma, do que para aquela cidade.” Lucas 10:12

Entao obteremos sucesso e galardão (premio) eterno!

Leitura Bíblica – Salmos 54

Davi registra neste salmo sua oração, seu apelo por socorro divino. Ele declara que Deus eh o seu ajudador eh quem sustenta sua vida. Ele também reconhece que Eh o Senhor quem fará justiça perante seus inimigos, eh Deus quem retribuirá toda a maldade de seus opressores. Então Davi oferece voluntariamente sacrifícios a Deus, como forma de louvor e honra a Deus o seu protetor divino.

“Oferecer-te-ei voluntariamente sacrifícios; louvarei o Teu nome, oh Senhor porque eh bom.” Salmos 54:6

Leitura Bíblica – 1 Coríntios 16

Paulo termina sua primeira carta aos irmãos da cidade de Corinto desejoso de estar em breve com eles, pedindo que acolham a Timóteo e Apolo.  Porem Paulo deixa um ensinamento final muito importante:

“Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor.” 1 Coríntios 16:13 e 14


O resumo deste livro eh que tudo que fomos fazer que seja feito em amor, para agradar a Deus e não a nos mesmos ou a outros. Que devemos ser vigilantes para não tropeçarmos e permanecemos na fé em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário