quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Estudo Lc 8, Sl 52 e 1Co 14



The Image Church – Bible Studies

Leitura Bíblica – Lucas 8

Quando Jesus entra em nossas vidas, ele as ilumina, as transforma, não tem como, nos mudamos mesmo, a ponto de muitas vezes não nos reconhecermos. Esta eh a atuação do Espirito Santo em nos. Quem tem o verdadeiro encontro com Jesus, não continua no mesmo caminho de antes. A parabola do semeador e' linda.

Lucas fala neste capitulo de algumas mulheres, bem diferentes uma das outras: Maria Madalena – endemoninhada; Joana – mulher do procurador do rei Herodes, Suzana, e outras. Que seguiam a Jesus, e não somente O seguiam, mas auxiliavam em tudo que podiam, serviam a Jesus com alegria, pois elas tiveram este encontro real com Cristo. Lucas fala que ate com seus bens elas o serviam. Alguém como Joana, esposa de um rico homem, de status, procurador do rei, que deveria estar sempre em festas do rei, com roupas e joias belíssimas e caríssimas, ela decidiu deixar tudo isto para seguir a Cristo, e ainda oferecer seus bens ao seu ministério. Somente uma enorme transformação interna eh que ela poderia mudar tanto. Com isto Jesus nos deixa um ensinamento:

“Ninguém depois de acender uma candeia (lampada), a cobre com um vaso ou a põe debaixo duma cama; pelo contrario, coloca-a sobre um velador (lugar allto), a fim de que os que entram vejam a luz. Nada há oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado. Vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, se lhe dará e ao que não tiver, ate aquilo que julga ter lhe será tirado.” Lucas 8:16 a 18

Quando recebemos a salvação divina através de Cristo, não conseguimos, não devemos ficar com esta boa nova de vida somente para nos, e continuarmos a nossa vidinha como antes. Devemos anunciar, revelar aos outros o amor de Deus, não podemos esconder a luz do evangelho. Quando conseguimos enxergar o proposito de Deus para as nossas vidas não podemos mais fingir que não eh conosco, nossa missão principal aqui na terra eh levar a salvação para todos que pudermos. Pois se não cumprirmos nossa missão, não seremos beneficiados por Deus, Jesus diz que ate o que temos será tirado. Aquelas mulheres largaram tudo para seguir, servir e dedicar tudo a Jesus. Que seus exemplos sejam para nos combustível de anunciar Jesus!

Leitura Bíblica – Salmos 52

O rei Davi escreve este salmo didaticamente para entendermos que a visão de Deus eh diferente da nossa. Deus condena o ímpio, porem nos vemos este enriquecer aqui na terra, ate nos ridiculariza com sua ganancia. Porem Deus conhece a tudo, e ve a cada passo dele. Não devemos cobiçar a ninguém, e sim estar sempre gratos por tudo que Deus nos tem dado.

“Eis o homem que não fazia de Deus a sua fortaleza, antes confiava na abundancia dos seus próprios bens, e na sua perversidade se fortalecia. Quanto a mim, porem, sou como a oliveira verdejante, na casa de Deus, confio na misericórdia de Deus para todo o sempre. Dar-te-ei graças para sempre porque assim o fizeste, na presença dos teus fieis, esperarei no teu nome, porque eh bom! Salmos 52:7-9

Leitura Bíblica – 1 Coríntios 14

Paulo neste capitulo esta preocupado com o culto dos cristãos. Ele fala em dom de línguas e de profecia. Dois dons difíceis de interpretação. Mas em resumo, o que devemos buscar eh a decência, a ordem dentro da igreja, seja no proceder, nas vestimentas, nas musicas, em tudo que o culto cristão tem, devemos ser equilibrados e trazer edificação para todos. A igreja eh lugar de todas as pessoas entrarem e se sentirem bem, aconchegados, no seio da família de Deus. Devem se sentir amados, respeitados, cada um na sua diversidade. Principalmente aqueles que ainda não creem no senhor Jesus. Não devemos escandalizar a ninguém, não devemos trazer confusão ao coração de ninguém. Por isto Paulo nos ensina que, se alguém falar em dom de línguas na igreja e não houver interpretação, que fique calado:

“Mas, não havendo interprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus.” 1 Coríntios 14:28

Ele ainda vai duro perante as mulheres, pois as mulheres (e alguns homens tbm) gostam de uma fofoca e confusão, e determina que se calem, ao invés de trazer a igreja discussões e contendas. Melhor mesmo eh ficarmos caladas do que entristecer alguém:

“Conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes eh permitido falar; mas esteja submissas como também a lei o determina.” 1 Coríntios 14:34

Lembrando que para os judeus, as mulheres não podem falar na igreja em publico nem ensinar aos homens. Mas sabemos que o melhor, na igreja eh sermos submissas e ouvirmos mais do que falarmos.
Enfim, tudo que devemos fazer na igreja eh edificar aos outros, para que ninguém se perca, para que ninguém que entre pela primeira vez na igreja nos achem loucos.


“Mas o que profetiza, fala aos homens, edificando, exortando e consolando. O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja... Que farei pois? Orarei com o espirito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espirito mas também cantarei com a mente... Seja tudo feito para edificação...Tudo, porem seja feito com decência e ordem.” 1 Coríntios 14:3,4,15,26b,40


Nenhum comentário:

Postar um comentário