domingo, 13 de novembro de 2011

Estudo - Lc 16, Sl 60 e 2Co 6



The Image Church – Bible Studies
Leitura Bíblica – Lucas 16
Jesus ensina acerca do dinheiro, das riquezas, dos bens materiais. Não que possuir muitos bens e ter muito dinheiro seja algo errado ou pecaminoso, não, porem o amor a riqueza, o coração cheio de ambição por adquirir mais e mais coisas eh que desagrada a Deus. Jesus fala de um administrador infiel, hoje vemos muito isso, pessoas que trapaceiam, roubam, seus próprios parentes, e tentam de toda maneira despistar para não serem pegos roubando. Jesus diz que os filhos do mundo são mais engenhosos do que os filhos da luz, pois quem tem o Espirito Santo vivo e ativo em sua vida, não consegue tramar com tanta inteligência como aqueles que não conhecem a Jesus, e muitas vezes somos traídos, somos roubados por “amigos” nossos. Mas Jesus ensina que:
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro; ou se devotara a um e desprezara ao outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas.” 
Lucas 16:13

Jesus ainda conta a historia de Lazaro e o rico, para ilustrar tal ensinamento. Devemos ter a mente voltada as riquezas eternas, as coisas que realmente podemos levar conosco após nossa morte. Devemos viver para que recebamos mais e mais galardoes no ceu, pois nossa morada eterna eh a que nos mais interessa.  Onde esta o nosso coração? Em trabalhar para ganhar mais e mais dinheiro? Eh gastar ate o que não temos para ter alguma coisa? Ou no nosso ministério que Deus nos propôs, em nossa missão de anunciar a Cristo a todos?

Leitura Bíblica – Salmos 60
Davi compõe este salmo para nos ensinar a orar em tempos de guerra, em tempos difíceis, quando muitas vezes achamos que Deus não esta nos ouvindo, ou vendo o que se passa conosco. Mas eh muito lindo quando ele termina o salmo dizendo que somente em Deus ele terá sucesso, ele realizara grandes coisas! Pois Deus vai a nossa frente, e enfrenta nossos inimigos por nos. Isto eh animador!
“Em Deus faremos proezas, porque Ele mesmo calca aos pés os nossos adversários.” Salmos 60:12
Leitura Bíblica – 2 Coríntios 6
Paulo nos adverte que para servirmos a Deus com qualidade precisamos sempre estar vigilantes quanto ao que falamos e fazemos para não escandalizar a ninguém, pois nosso ministérios eh importante para o reino de Deus, levamos conosco o nome de Jesus Cristo e portanto temos que ser cautelosos, pacientes, tardio em irar-nos, sempre prontos a amar, a falar palavras que edificam que auxiliam que traz paz.
“Não dando nos nenhum motivo de escândalo em cousa alguma, para que o ministério não seja censurado.”
2 Coríntios 6:3
Paulo também fala sobre o julgo desigual, isto eh, fazermos sociedade, seja ela qual for com alguém que não eh salvo por Cristo. Principalmente casamento com alguém que não pertence a Família de Deus, mesmo com a desculpa que estou “evangelizando” meu namorado, este namoro não agrada a Deus, e não traz paz, ao contrario, vai trazer muitas discórdias e confusões na vida dos dois, principalmente quando se casam e tem filhos, pois a educação dos filhos será confusa. Somos santuário do Espirito Santo, e portanto não podemos corrompê-lo, não podemos agir conjuntamente com o maligno. Conselho sábio eh aquele que vem da Palavra de Deus, e sabia eh a pessoa que a ouve e a obedece.
“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos: porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou quem comunhão da luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e o Maligno? Ou que união do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nos somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus e eles serão o meu povo.”
2 Coríntios 6:14-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário