quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Estudo - Lc 18, Sl 62 e 2Co 8



The Image Church – Bible Studies
Leitura Bíblica – Lucas 18
Jesus continua a ensinar seus discípulos através de parábolas:
1)     Parábola do juiz iniquo – versos 1 a 8 – Com esta historia Jesus nos ensina a orar sempre, e não desistir, pois ate um juiz que não crê em Deus, julga as causas que lhe aparece, muito mais nosso Pai celeste ouve nossas petições e julga-as e responde-as com sabedoria e justiça. Muitas vezes parece demorar Sua resposta, mas lá na frente percebemos que tudo foi feito no tempo correto, no tempo de Deus.
“Não fara Deus justiça aos seus escolhidos, que a Ele clama dia e noite, embora pareça demorado em defende-los? Digo-vos que depressa lhes fara justiça.” Lucas 18:7 e 8
2)     Parábola do fariseu e do publicano – versos 9 a 14 – Deus conhece o coração do homem, conhece nossas intensões, portanto não adianta apresentarmos nossas ofertas ou orações lindas na presença dos irmãos na igreja, para somente mostrar que somos “espirituais” ou para que percebam quão “generosos” somos, pois ninguém engana a Deus. O fariseu fez uma oração bem pomposa na frente de todos, e o publicano humilhado perante Deus pediu a Ele misericórdia. Claro que Deus ouviu somente ao publicano. Devemos ser vigilantes quanto as nossas intenções.
“Porque todo o que se exalta, será humilhado; mas o que se humilha, será exaltado.” Lucas 18:14b

Leitura Bíblica – Salmos 62
Davi escreve este salmo exortando-nos a confiar somente em Deus, a esperar em Deus, a não confiar em nos mesmos ou em nosso dinheiro ou emprego ou outra pessoa qualquer. Pois o dinheiro acaba, as pessoas nos decepcionam, nosso coração nos engana, porem Deus eh fiel, eh justo, eh amor, sempre. Devemos busca-lo sempre em qualquer circunstancia, devemos derramar nossos corações no altar de Deus, pois Ele nos ouve e nos ensina, Ele anda cada passo de nossas vidas conosco, e esta disponível para nos ouvir a qualquer momento. E ainda Ele nos retribui com alegria tudo que fazermos para a Sua honra e gloria e não a nossa própria.
“Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus e a ti , Senhor, pertence a graça, pois a cada um retribuis segundo as suas obras.” Salmos 62:11 e 12
Leitura Bíblica – 2 Coríntios 8
Paulo agradece a oferta das igrejas da Macedônia para os pobres da Judeia. Ele fica maravilhado em perceber que aqueles irmãos que estavam passando por tribulações e perseguições tremendas, possuíam o coração na obra de Deus, e generosamente contribuíam com o coração alegre, mesmo passando por tudo que estavam passando. Imaginem como Deus estava alegre com eles! Eles não somente ofertaram dinheiro, mas doaram a si próprios para que a vontade de Deus fosse feita na vida daquelas pessoas que estavam passando necessidades, eles foram usados como instrumentos nas mãos de Deus. Esta eh a verdadeira alegria que podemos experimentar!
“Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus ,concedida as igrejas da Macedônia, porque no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundancia de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos. E não somente fizeram como nos esperávamos, mas deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nos pela vontade de Deus.” 2 Coríntios 8:1-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário