terça-feira, 22 de novembro de 2011

Estudo - Lc 24, Sl 69 e Gl 1



The Image Church – Bible Studies
Leitura Bíblica – Lucas 24
Jesus, depois de 3 dias, conforme as profecias narram, ressuscitou de maneira incrível. E foi visto primeiro pelas mulheres, depois por dois discípulos que caminhavam para a cidade de Emaus, depois na casa de um dos discípulos onde estavam vários deles e por fim no monte das oliveiras quando Jesus foi elevado aos céus!
Nestas aparições, Jesus sempre falou sobre as profecias, querendo ensinar-nos que tudo o que esta escrito na Bíblia eh verdade, e aconteceu ou ainda acontecera! Que devemos crer em todas as palavras nela contida. Que devemos ter fe que Deus cumpre todas as suas promessas. Jesus jantou com os discípulos que caminhavam, ele também se alimentou com peixes e mel na casa onde ele apareceu atravessando as paredes, tudo isto para comprovar que ele ressuscitara.
Mas Jesus deixa uma missão para cada um de nos, importante para nossas próprias vidas, a de anunciar as boas novas de salvação para todas as pessoas. Devemos pregar o arrependimento para remissão de pecados. Devemos pregar sobre o amor de Deus por nos através do sacrifício de Jesus. Devemos viver esta verdade de maneira digna de filhos de Deus.
E por fim Jesus nos abençoa e nos deixa a promessa de que voltara um dia pra nos buscar. E se ele prometeu, creia que ele cumprira!!!
“Aconteceu que enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o seu.” Lucas 24:51
Leitura Bíblica – Salmos 68
Davi escreve este salmo apresentando Deus como vitorioso sobre seus inimigos. E por tanto ele louva a Deus, com cânticos, com alegria, com exultação, pois Deus eh pai de órfãos, não deixa o solitário só, não desampara as viúvas, não nos abandona jamais. Aleluia!
“Cantai a Deus, salmodiai o seu nome’ exaltai ao que cavalga sobre as nuvens. Senhor eh o seu nome, exultai diante dele. Pai de órfãos e juiz das viúvas, eh Deus em sua santa morada. Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade, só os rebeldes habitam em terra estéril.” Salmos 68:4-6
Leitura Bíblica – Galatas 1
Quando o evangelho se espalhou pelo Império Romano e muitos não-judeus começaram a aceitar Jesus como Salvador, logo surgiram discussões sobre a necessidade de os não-judeus seguirem as leis dos judeus, especialmente a lei que mandava que todo homem fosse circuncidado (#At 15.1-33). Essa mesma discussão apareceu nas igrejas que o apóstolo Paulo havia fundado na província romana da Galácia, que ficava numa região que hoje faz parte da Turquia. Várias pessoas estavam dizendo àqueles cristãos que, para poderem ser aceitos por Deus, eles precisavam obedecer à Lei de Moisés.
A Carta aos Gálatas é a resposta que Paulo dá a essa falsa doutrina. Com argumentos fortes e palavras às vezes chocantes, Paulo denuncia esse outro evangelho que está sendo anunciado e procura trazer de volta para a fé verdadeira aqueles que estão se desviando do caminho certo. Ele fala da sua própria experiência cristã e defende a sua autoridade como apóstolo. Mostra também como, na reunião dos líderes cristãos em Jerusalém, ele tinha recebido a aprovação deles para continuar a anunciar a mensagem de que a salvação depende somente da fé e não daquilo que a Lei de Moisés manda fazer. Em defesa da sua posição, Paulo cita o Antigo Testamento e fala da experiência de Abraão, o pai do povo escolhido. Ele mostra que Abraão foi aceito por Deus não por causa das suas obras, mas porque teve fé em Deus. Na última parte da carta Paulo fala da liberdade que têm as pessoas que crêem em Cristo e como essa liberdade se torna realidade na vida cristã.
Todos os cristãos de todos os tempos devem se lembrar sempre desta declaração do apóstolo: "Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente" (#Gl 5.1).
Conteúdo
Introdução #Gl 1.1-5
O verdadeiro evangelho #Gl 1.6-10
A missão e a mensagem de Paulo #Gl 1.11-2.21
A defesa do verdadeiro evangelho #Gl 3.1-4.31
O evangelho e a vida cristã #Gl 5.1-6.10
Palavras finais e bênção #Gl 6.11-18

Nenhum comentário:

Postar um comentário