sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Estudo - Lc 9, Sl 53 e 1Co 15



The Image Church – Bible Studies

Leitura Bíblica – Lucas 9

Lucas mostra neste capitulo o proposito da vida dos discípulos de Jesus após o encontro pessoal deles com Cristo. Devemos ter o mesmo proposito em nossas vidas:

1)     Ter poder e autoridade diante de satanás – verso 1 – Jesus deu-lhes poder e autoridade para expelir demônios. Mais tarde Paulo nos ensina que devemos estar sempre limpos diante de Deus e assim o poder do Espirito Santo que habita em nos se manifestara com forca para a honra e gloria de Deus;

2)     Ser enviado a pregar o evangelho – versos 2 a 6 – Jesus envia seus discípulos a pregar, anunciar as boas novas de salvação a todos, e eh exatamente isto que os discípulos fazem, obedecendo a ordem de Cristo. Esta mesma ordem Jesus nos da antes de ir ao céu. Devemos sempre levar o amor de Cristo aos outros;

3)     Preocupar-se com os outros – versos 10 a 12 – os discípulos tiveram pena da multidão que seguia e ouvia a Jesus, pois já era tarde e ninguém tivera comido ate então. Devemos nos preocupar com as pessoas tanto espiritualmente quanto materialmente. Não adianta levarmos a Palavra de Deus para quem esta passando fome, ou necessidades, primeiro devemos levar alimento, roupa, o que for necessário materialmente falando, e depois sim anunciarmos a Jesus;

4)     Obedecer a Cristo – versos 13 a 17 – Mesmo sem entender direito o que Jesus mandava, os discípulos obedeceram a Cristo quando ele mandou que entregasse a multidão aqueles pequenos peixes e pães. E por causa da obediência deles, Jesus multiplicou os pães, e toda a multidão foi alimentada. Imagine se eles não quisessem, por achar loucura, servir o que tinham nas mãos;

5)     Conhecer Jesus de verdade – versos 18 a 22 – os discípulos falaram para Jesus que muitos achavam que ele era Elias, ou Joao Batista (que acabara de morrer), porem os seus discípulos sabiam muito bem quem Ele era. Es o Cristo o Filho de Deus;

6)     Abdica de si mesmo e segue a Cristo – versos 23 a 27 – Jesus ensina que aquele que quer verdadeiramente se tornar discípulo de Cristo, deve negar a si mesmo, renunciar sua vida antiga e viver para Cristo, viver para os outros, diariamente;

7)     Gosta de estar na presença de Cristo – versos 28 a 36- Pedro diz a Jesus que eh ótimo estar na presença dele, que ele gostaria de fazer uma tenda para Jesus ficar ali com ele para sempre;

8)     Se maravilha com o poder e a pessoa de Deus – verso 43 – os discípulos se maravilharam ante a majestade de Deus sendo manifestada ali junto deles;

9)     Eh o menor aqui na terra – versos 46 a 48 – o maior no reino de Deus, aqui na terra eh o menor, pois este serve os demais, leva aos outros o amor de Deus;

10) Eh tolerante e caridoso- versos 49 e 50  - Jesus ensina que devemos amar a todos não importando quem seja com amor e caridade;
Somos verdadeiramente discípulos de Cristo?

Leitura Bíblica – Salmos 53

O rei Davi escreve sobre a corrupção do pecador e sua redenção. Eh um salmo didático que nos ensina que somente os tolos dizem que não há Deus. E que Deus procura pessoas que O busque.

“Do ceu olha Deus para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.” Salmos 53:2

Leitura Bíblica – 1 Coríntios 15

Paulo neste capitulo nos ensina acerca da ressurreição. Primeiro a de Cristo, que hoje esta ressurreto e vivendo com Deus no céus, preparando-nos lugar eterno com Ele. (Versos 1 a 19). Depois Paulo fala da ressurreição dos mortos em Cristo Jesus, estes que já morreram, mas durante suas vidas aqui na terra viveram em Cristo, e viveram para Ele, serão ressuscitados quando Jesus vier buscar Sua Igreja, e terão também, como Jesus, corpos gloriosos e perfeitos (versos 20 a 49). Por ultimo Paulo fala daqueles que estiverem vivos quando Jesus voltar, estes serão transformados e receberão corpos gloriosos também, não passarão pela primeira morte, a do corpo. Quem sabe estaremos neste grupo hein? Na verdade não sabemos quando este dia será, mas devemos viver sempre na esperança de que este dia esta próximo! Por isto precisamos trabalhar para anunciar a Cristo o quanto antes para o maior numero de pessoas possíveis! Paulo resume bem a mensagem de salvação que devemos levar aos outros:

“Que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia segundo as escrituras.” 1 Coríntios 15:3 e 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário