quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Estudo - Lc 7, Sl 51 e 1Co 13


The Image Church – Bible Studies

Leitura Bíblica – Lucas 7

Lucas narra vários milagres de Jesus neste capitulo. Um deles de um centurião romano, que era mau visto entre os judeus, pois Roma fazia dos judeus inferiores e os maltratava na época. Porem Jesus viu e ouviu de outras pessoas que aquele homem era bom, ajudava os judeus e estava a beira da morte. Então Jesus disse que entre os judeus ele não viu homem com tanta fé, e o curou. Deus esta a procura de pessoas que tenham fé verdadeira em Seu nome para fazer milagres em suas vidas, não importando quem seja:

“Ouvidas estas palavras, admirou-se Jesus dele e voltando-se para o povo que o acompanhava, disse: Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta.” Lucas 7:9

Jesus eh mais uma vez confrontado por fariseus quanto a sua maneira de tratar pessoas “inferiores”, “pecadores”. Como a mulher que ungiu os pés de Jesus com perfumes, e beijou seus pés e enxugou-os com seus cabelos, lembrando que na época as mulheres vestiam véus para esconder seus cabelos como forma de manter-se pura. Ela não teve vergonha de se expor, de se rebaixar aquele homem, que ela sabia ser Divino. Por isto ela foi perdoada por Jesus, e ate hoje nos aprendemos com ela, mesmo sem saber seu nome. Porem o fariseu que convidara Jesus para comer em sua casa, este não lavou os pés de Jesus, não o beijou, não ungiu com óleo sua cabeça, isto eh, não deu as honrarias devidas a um visitante ilustre em sua casa. Jesus quer nos ensinar que aquele que ama a Deus se arrepende de seus pecados e demonstra com ações o seu amor a Cristo. Jesus veio para salvar os perdidos, para curar os doentes, para perdoar os pecados dos pecadores. Por isto Jesus diz a mulher e não ao fariseu:

“Mas Jesus disse a mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.” Lucas 7:50

Leitura Bíblica – Salmos 51

Este salmo eh tremendo!! Davi o escreve após ter a visita do profeta Nata, que o advertiu quanto ao seu pecado. Davi teve relações sexuais com sua vizinha Bate-Seba e ainda enviou seu marido para a linha de frente da batalha de seu exercito, onde este acabou morrendo. Deus viu tudo isto, e conhecendo o coração de Davi, se entristeceu e enviou o profeta Nata para repreende-lo. Davi ouvindo as palavras do profeta, caiu por terra, em total tristeza e arrependimento. EH exatamente neste momento que verificamos quem realmente eh filho de Deus, pois todos nos pecados e erramos, porem a diferença eh que quando somos confrontados com o nosso pecado, percebemos a podridão de nosso coração e nos arrependemos intimamente e verdadeiramente. Deus conhece nosso coração e sabe se nosso arrependimento eh verdadeiro. Lendo este salmo você vai ter a certeza de que Davi se arrependeu, e viu em Deus seu salvador, que somente Ele poderia perdoa-lo, e livra-lo da tristeza profunda.

“Compadece-te de mim, o Deus, segundo a tua benignidade; e segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões, Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado...Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que eh mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.” Salmos 51:1,,2 e 4

Deus perdoa a quem tem o espirito quebrantado, o coração compungido e contrito, aquele que humildemente admite seu erro e se arrepende.

“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espirito quebrantado, coração compungido e contrito, não o desprezaras oh Deus!” Salmos 51:17

Leitura Bíblica – 1 Coríntios 13

Paulo foi muito inspirado ao escrever este capitulo. O que falar mais depois de ler e reler e decorar este capitulo. O amor eh o dom supremo, sem o qual não sobrevivemos. Ninguém vive sem amar e ser amado! Paulo diz que sem amor tudo que fazemos não eh aproveitado, nem mesmo se morrermos por alguma causa. Ele diz sem amor não somos nada, mesmo que tenhamos dons e talentos e tenhamos o reconhecimento do povo, sem amor não somos nada. Ele ainda diz que sem amor nossas palavras soam ao vento, como o bronze soa. Tudo que Deus fez por nos foi por amor. Pois Deus eh amor! Tudo que Jesus fez, seu sacrifício, foi por amor a nos. Amor que não se acaba, amor que espera, que sofre, que suporta, amor que crê. Este eh o maior dos dons!


“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porem o maior destes eh o amor.” 1 Coríntios 13:13


Nenhum comentário:

Postar um comentário