quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Estudo - Lc 2, Sl 46 e 1Co 8



The Image Church – Bible Studies

Leitura Bíblica – Lucas 2

Lucas narra os detalhes do nascimento de Jesus e de sua infância. Mas gostaria de me ater aos pastores. Homens simples, trabalhadores, dormindo ao relento, provavelmente uma noite calma e quente, quando um anjo do Senhor apareceu a eles. Vejo 3 lições preciosas acerca das reações e ações destes homens, que devemos seguir:

1)     Tiveram temor e ouviram com atenção a mensagem de Deus para eles – versos 8 a 14 – “e ficaram tomados de grande temor.” Lucas 2:9b – muitas vezes estamos tão ocupados em nossos afazeres, nossos trabalhos, que não percebemos o anjo do Senhor falando conosco, e não paramos para ouvir sua voz. Isto porque provavelmente não estamos tendo intimidade com Deus, não estamos temendo a Ele. “O temor a Deus eh o principio da sabedoria” Provérbios 9:10

2)     Correram para verificar o milagre anunciado por Deus – versos 15 e 16 – Os pastores não perderam tempo, foram correndo verificar o que o anjo lhes dissera, levaram suas ovelhas. As vezes não vemos o milagre de Deus em nossas vidas, porque não temos tempo para ir verificar, ou coragem para largar o que estamos fazendo para ir ate o milagre. “Vamos ate Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.” Lucas 2:15

3)     Apressaram a anunciar a todos sobre o milagre que acabara de presenciar – versos 17 e 18 – Eles não guardaram para si, imediatamente foram, talvez no meio da madrugada ainda, falar a todos do milagre, e por isso muitos que ouviram se admiraram e creram no Senhor. Não foram egoístas, não ficaram maravilhados e quietos, não se acomodaram, saíram correndo a anunciar as boas novas de salvação. “E, vendo-o divulgaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das cousas referidas pelos pastores.” Lucas 2:17 e 18 O que estamos fazendo parados?? Engordando espiritualmente? Devemos fazer como os pastores!!! Saia correndo e divulgue as boas novas!!!!

Leitura Bíblica – Salmos 46

Salmo de canto para mulheres onde os filhos de Core nos ensinam sobre o refugio e a fortaleza que o nosso Deus eh em todos os momentos de nossa vida. E ele diz que devemos contemplar seus milagres em nossas vidas.

“Vinde, contemplai as obras do Senhor, que assolações efetuou na terra.” Salmos 46:8

Leitura Bíblica – 1 Coríntios 8

Paulo novamente nos ensina que não devemos levar nosso irmão a pecar, a cair, principalmente os novinhos na fé. Devemos primeiramente ama-los, de coração, ate fazermos sacrifícios para que ele não venha a se escandalizar conosco. Interessante que Paulo coloca o amor a Deus maior do que a sabedoria, e se alguém se diz sábio porem não ama a Deus ou ao próximo, este não eh sábio, eh soberbo de coração. Porem aquele que ama a Deus e suas ações são para com o próximo de amor e compreensão, este sim eh sábio diante de Deus, não importante se ele eh letrado ou iletrado. Os valores de Deus são diferentes dos nossos, porem mais justos e verdadeiros.

“Se alguém julga saber alguma cousa, com efeito não aprendeu ainda como convem saber. Mas se alguém ama a Deus esse eh conhecido por Ele.....E deste modo, pecando contra os irmãos, golpeando-lhes a consciência fraca, eh contra Cristo que pecais. E por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandaliza-lo.” 
1Coríntios 8:2,3 e 12 e 13


Amemos aos nossos irmãos para que não pequemos contra Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário