sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Leitura Bíblica – Mc 7, Sl 35 e Rm 13



The Image Church – Bible Studies

Leitura Bíblica – Marcos 7

Jesus nos ensina em Marcos 7 que devemos ser fieis aos mandamentos de Deus, muito mais do que as nossas tradições do que a nossa cultura. Muito mais nos importa agradar a Deus do que a tradição. Porem em nenhum momento Jesus rejeita a tradição, pois ela não eh ruim, pelo contrario, como nos versos 1 a 23, os discípulos não lavaram as mãos antes da refeição, tradição esta que seguimos ate os dias de hoje, e devemos continuar seguindo, por causa da higiene. Porem o que Jesus percebeu quando aqueles homens vieram questionar o ato dos discípulos, não foi pura e simplesmente o ato em si, mas eles estavam querendo pega-los em algum erro para poder prende-los, para denegrir a imagem deles perante a multidão. Na realidade o coração dos escribas estava tão duro que não importavam com a tradição que não estava sendo seguida, mas se importavam em mostrar a todos que Jesus e seus discípulos eram mau exemplos, e não deveriam ser seguidos por ninguém.

Muitas vezes nos servimos de mau exemplo a nossos amigos. Não devemos ser pedra de tropeço, não devemos romper com regras de conduta do lugar que vivemos, mas devemos amar as pessoas, demonstrar o amor que Deus nos pede em seu mandamento, amai ao próximo como a ti mesmo. Por isto que Jesus termina este momento falando que o que nos leva a pecar eh o nosso próprio coração, nossos pensamentos errados, nossas suposições, nosso intimo. Este eh que corrompe, e não ao contrario. Não eh o mundo que corrompe o homem, mas sim o homem que corrompe o mundo. Se não pensarmos errado, não faremos nada errado, porem se pensarmos erradamente nossas acoes serão consequência destes pensamentos errôneos.

“Porque de dentro, do coração dos homens eh que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malicias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura; Ora todos estes males vem de dentro e contaminam o homem.” Marcos 7:21-23

Leitura Bíblica – Salmos 35

Davi escreve este salmo pedindo a Deus justiça perante seus adversários. Pedindo que DEus, que tudo ve e sabe, não deixe que seus inimigos deem risadas de Davi. Que Deus lute contra estas pessoas, para que Davi não seja envergonhado. Mas ele termina este salmo dizendo que em sua boca estará o louvor a Deus, pela sua Justiça ,sempre.

“E a minha língua celebrara a tua justiça e o teu louvor todo o dia.” Salmos 35:28

Leitura Bíblica – Romanos 13

Paulo explica brilhantemente que toda autoridade deve ser obedecida, não somente o que pratica bem a sua autoridade, mas também aqueles que o exercem erradamente. Pois quando respondemos a autoridade com o bem, não ficamos a dever nada a ela. Por isto mesmo que Paulo diz que devemos pagar os impostos corretamente, para não dever nada as autoridades. Para que eles não tenham nada de mau a falar de nos. Devemos ter paz com todos os homens, e a melhor maneira de vivermos em paz, eh não dever nada a ninguém. Somente devemos amar as pessoas, e não devemos ser devedores. Nos dias de hoje este assunto eh bem pertinente, pois o que mais acontece eh briga por dinheiro, alguém devendo para outro. Muitas vezes dentro de casa, com nossos irmãos. Mas a Palavra de Deus nos ensina a pagar tudo que devemos, a todos. E darmos bom testemunho de Cristo, bons exemplos dEle. Assim viveremos sem culpa, sem medo de sermos confrontados, ou cobrados. Devemos observar o exemplo de Cristo, e nos tornar um igual. Diariamente:

“Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo. E nada disponhais para a carne, no tocante as suas concupiscências. Romanos 13:13 e 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário