sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Estudo - Lc 3, Sl 47 e 1Co 9



The Image Church – Bible Studies

Leitura Bíblica – Lucas 3

Lucas narra a mensagem que Joao Batista pregava, o precursor de Cristo. Alguns ensinamentos importantes para a nossa vida estão nestes primeiros versos:

1)     Arrependimento“Produzir, pois, frutos dignos do arrependimento...” Lucas 3:8 – Devemos ser humildes e assumir nossas falhas e erros diante de Deus e dos homens;

2)     Produzir bons frutos“E também já esta posto o machado a raiz das arvores; toda arvore pois, que não produz bom fruto eh cortada e lançada ao fogo.”  Verso 9 – nossa vida deve ser exemplo, pautada nas orientações bíblicas, assim agradaremos a Deus e não seremos cortados de Sua presença;

3)     Repartir o que temos com os outros“Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem, e quem tiver comida, faca o mesmo.” Verso 11 – Tudo que temos foi dado por Deus, para que cuidássemos e usássemos para a Sua gloria, e a melhor coisa eh poder repartir o que Deus nos deu com quem não tem, não somente as coisas materiais, mas também as espirituais;

4)     Não cobrar mais do que o devido“Não cobrei mais do que o estipulado.” Verso 13 – Devemos ser honestos para com todos.

5)     Não maltratar a ninguém“A ninguém maltrateis, não deis denuncia falsa..” verso 14 – Devemos ser justos com todos, e amar a todos, não mentir em beneficio próprio ou de outrem.

6)     Contentar com o nosso salario“e contentai-vos com o vosso soldo.” Verso 14 – Deus nos da todo o necessário, não devemos “buscar nossos direitos” e sim vivermos pela fé no Senhor nosso Deus que tudo nos da, com sabedoria e no tempo certo.

Leitura Bíblica – Salmos 47

Salmo que glorifica o rei da Terra, o nosso Senhor Deus, poderoso, majestoso e tremendo. Com alegria devemos sempre louva-lO. Pois haverá o dia em que todas as nações o louvarão e celebrarão o Deus vivo!

“Batei palmas, todos os povos celebrai a Deus com vozes de jubilo.” Salmos 47:1

Leitura Bíblica – 1 Coríntios 9

Paulo  nos ensina quanto a liberdade que agora possuímos em Cristo Jesus, o que devemos fazer com ela. Na realidade o amor ao próximo eh tao grande, que Paulo se submete em tudo para com todos. Ele nos ensina que devemos ser exemplos, não devemos escandalizar a ninguém, pois nosso objetivo maior de vida eh levar Cristo ao máximo numero de pessoas possível, e para isto precisamos viver uma vida digna de Filhos de Deus, que O agrade sempre. Nos levamos em nosso peito gravado o nome de Cristo, e portanto não podemos envergonha-lo, de maneira alguma.

“Porque sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior numero possível... Fiz-me fraco para com os fracos com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. 1 Coríntios 9:19, 22 e 23

Devemos viver para o evangelho, devemos viver o evangelho. Não eh tarefa fácil, por isto o apostolo nos mostra que muitas vezes ele sofreu para levar o evangelho ao mundo. Ele se esmurrou o corpo, sentiu na pele, o que eh Viver para Cristo. Como um atleta que de tanto treinar e praticar, ele sofre as dores no seu próprio corpo, mas ele não desiste, ele persevera na busca do premio final que será dado somente a 1 atleta. Devemos levar a serio nossa missão, devemos buscar a excelência em tudo que fazemos, pois estamos sendo observados, pelas pessoas, por satanás e por Deus.

“Mas esmurro o meu corpo e o reduzo a escravidão para que tendo pregado a  outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” 1 Coríntios 9:27

Nenhum comentário:

Postar um comentário