segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Estudo - Mc 14, Sl 42 e 1Co 4


The Image Church – Bible Studies

Leitura Bíblica – Marcos 14

Marcos relata neste capitulo os momentos tristes que antecedem a morte de Cristo. Jesus eh o Filho de Deus, Ele eh Deus. Mas se fez homem, nasceu de mulher e viveu entre nos, e como homem sentiu das as alegrias e tristezas que nos sentimos. Neste capitulo em especial vemos Jesus bem humano, sabendo o que estava para acontecer, ele sentiu muita tristeza, seu coração ficou doido em saber que o povo a quem ele viera salvar o mataria. Jesus foi traído por um de seus discípulos, foi preso pelos religiosos de seu povo, foi maltratado e esmurrado pelos próprios sacerdotes, foi humilhado e vitima de mentiras de seu próprio povo. Não consigo imaginar a dor que Jesus sofreu neste momento, onde ate seus mais chegados discípulos fugiram e O negaram. Jesus ficou só! Quanta tristeza. Porem Ele sabia que tudo isto aconteceu para que se cumprissem as escrituras, a Palavra de Deus, a Sua missão, de salvar o perdido.

 Mesmo sendo Deus, Ele escolheu passar por tudo isto, por nossa causa, pois Jesus a qualquer momento poderia decidir parar com este plano e voltar ao Ceu como Filho Único de Deus, mas ele preferiu cumprir ate o final o plano de amor de Deus! Jesus eh incrível! Nossa vida seria deserto e morte, sem este sacrifício! Nosso futuro seria certo no lago de fogo do inferno se não fosse por Jesus! Ate o final Jesus nos  ensina a ser vigilantes, a orar sem sessar ao Pai do Céu para que não caiemos em tentação.


 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espirito na verdade esta pronto, mas a carne eh fraca.” Marcos 1438


Leitura Bíblica – Salmos 42


Este salmo não foi escrito pelo rei Davi, ele foi escrito pelos filhos de Core, e eh um salmo didático, que nos ensina acerca de nossa busca por Deus, nossa alma precisa de Deus. Mesmo aqueles que se dizem ateus, sente um vazio dentro de si que so pode ser preenchido pela presença de Deus em suas vidas. O salmista poeticamente nos fala que assim com os pássaros precisam da agua para sobreviver, assim nossa alma precisa de Deus. Ele também fala que quando estamos na casa de Deus com nossos irmãos, nossa alegria eh completa, pois viver só não eh para o homem, alias para animal algum, Deus nos fez para vivermos juntos, em comunhão, unidos. E quando estamos unidos louvando a Deus, ai eh o Céu na terra. Porem quando estamos soh, sentimos solidão, e tristeza, e nossa alma se abate e sofre, e não conseguimos ver e sentir a Deus. Como diz o salmista: Um abismo chama outro abismo. (vr.7) Quando nos sentimos depressivos a melhor coisa eh louvar a Deus, eh estar junto a irmãos, na casa de oração e elevarmos nossas vozes em adoração a Deus, ao invés de ficarmos em nosso quarto escuro e sozinhos. Nossa alma pode se abater, mas nossa alegria vira ao louvarmos o nome de nosso Deus vivo e maravilhoso:


“Por que estás abatida oh minha alma? Por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxilio e Deus meu.” Salmos 42:11


Leitura Bíblica – 1 Coríntios 4


Paulo nos da um grande e difícil lição, que devemos ser humildes e devermos ser encontrados fieis a Palavra de Deus, devemos ensina-la aos nossos irmãos na fe com sabedoria, discernimento, e não soberba, sem julgar. Pois Deus eh quem nos julga e nos corrige com amor, nos devemos sim ensinar nossos irmãos com amor, falando as palavras de Deus no momento certo a pessoa certa. Muitas vezes vamos errar, mas precisamos ser humildes e nos arrepender de nossos erros, pois devemos ser bons exemplos a todos, como Paulo foi ao irmãos da cidade de Corinto. Lembrando que nossa recompensa virah das mãos de Deus e de ninguém mais, não devemos fazer nada esperando reconhecimento de ninguém, tudo que fizermos deve ser feito de coração, alegres para o Senhor, com o proposito de anunciar as boas novas de salvação, apresentando o modelo maior a ser seguido, Jesus! Quando formos admoestados, corrigidos, pelo Senhor, devemos ter em mente que Deus nos ama, e que Ele nos corrige para que possamos ser mais parecidos com Cristo, e não devemos nos sentir envergonhados, ou humilhados, pois Deus eh o nosso pai querido que só quer o nosso bem, sempre! Ele quer que cada um de nos possa ser como Timóteo, tente trocar o nome dele pelo seu:


“Por esta causa vos mandei Timóteo que eh meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrara os meus caminhos em Cristo Jesus como por toda parte ensino em cada igreja.” 1 Coríntios 4:17


Devemos levar a Palavra de Deus a todos, pois ela Eh poder, ela tem poder para transformar a vida de todos nos!!!


“Porque o reino de Deus consiste, não em palavra, mas em poder!!!” 1 Coríntios 4:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário