terça-feira, 25 de outubro de 2011

Estudo - Mc 16, Sl 44 e 1Co 6



The Image Church – Bible Studies

Leitura Bíblica – Marcos 16

Marcos termina seu livro com a maravilhosa ressurreicao de Jesus, mostrando com clareza que Jesus não ficou morto como os demais profetas, pois Ele eh Deus e hoje podemos servir a um Deus vivo e ativo.
Interessante que a primeira pessoa a quem Jesus apareceu foi uma mulher, Maria Madalena, a quem Ele mesmo expeliu 7 demonios ateriormente. Isto nos mostra que Jesus veio para salvar o perdido, a pessoa simples. Jesus valoriza a todos, não faz distinção de raca, idade e gênero. Seu sacrifício foi completo e salva a todos que quiserem. Os discípulos não acreditaram nela, pois nos somos humanos e não conseguimos, muitas vezes, entender o plano de Deus, como eh que Jesus apareceu para uma mulher, e não para nos, imagino que tenha sido este o pensamento dos discípulos. Outros dois homens viram a Jesus ressurreto, mas os discípulos tambem não acreditaram. Somos duros muitas vezes, não entendemos os planos de Deus, não entendemos seus alertas, suas palavras, precisamos de muita misericórdia. Como o próprio discípulo Tome que precisou tocar nas mãos de Jesus para perceber que Ele era o Cristo que acabada de ressuscitar. Como somos incrédulos. Deus faz o milagre, ressuscita Jesus, tira a pedra do sepulcro sem a nossa ajuda, Ele aparece diante de nos, e mesmo assim nosso coração não entende!

Mas Cristo deixou uma missão muito importante a todos que creem em Seu Nome, em Seu Sacrificio, na Sua salvação:

“E disse-lhes Jesus: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura.” 
Marcos 16:15

Jesus nos manda anunciar, pregar, viver o evangelho da boa nova de salvação, a todos, não podemos guardar este milagre para nos, não podemos julgar a quem devemos falar. Pois todos que crerem em Jesus, todos, serão salvos. Não podemos ficar acomodados e conformados em nossos sofás, devemos diariamente viver o evangelho e anuncia-lo. Desta maneira estaremos apressando a volta de Cristo, estaremos agradando a Deus, e estaremos sendo usados para a gloria de Deus! Que Alegria!

Leitura Bíblica – Salmos 44

O salmista nos ensina que somos hoje o que nossos pais nos ensinaram, ouvimos a Palavra de Deus e nos tornamos seus filhos graças a pessoas que não ficaram acomodadas em casa, e nos mostraram o caminho que eh Jesus para a salvação de nossas vidas. Devemos fazer o mesmo, continuar a propagar as palavras de Deus, a levar a verdadeira alegria aos outros, devemos anunciar, viver, mostrar o amor de Deus sempre. Pois quando nos acomodamos, Deus nos tira de nossa zona de conforto e nos leva para longe, nos espalha, nos mistura com outros povos, e culturas, e línguas e deuses, para que possamos brilhar a Luz de Cristo. Quantas vezes na historia vemos Deus espalhando seu povo, de maneiras as vezes, ate dura, para que não caiemos em tentação de ficar com nossa luz debaixo de nossas camas. O Salmista nos ensina a levantar e brilhar a luz de Cristo onde quer que Deus nos envie. Para transformar nossos inimigos em irmãos, através de Jesus. Não devemos confiar em nos mesmos, mas no poder de Deus que esta em nos para vivermos uma vida que agrade ao nosso Deus vivo!

 “Ouvimos, oh Deus, com os nossos próprios ouvidos: nossos pais nos tem contado o que outrora fizestes, em seus dias. Como por tuas próprias mãos desapossaste as nações e os estabeleceste a eles: oprimistes os povos, e aos pais deste largueza.... Entregaste-nos como ovelhas para o corte, e nos espalhaste entre as nações...Mas, por amor a ti somos entregues a morte continuamente... Tudo isso nos sobreveio, entretanto não nos esquecemos de ti, nem fomos infiéis a tua aliança.” 
Salmos 44

Leitura Bíblica – 1 Coríntios 6

Paulo nos ensina sobre dois procedimentos que fazemos erradamente, a saber:

1)     Versos 1 a 11 – Litigio (briga, discordancia )entre irmãos – Devemos viver em harmonia com os nossos irmãos na fé, devemos servi-lo ao invés de ser servido, devemos ouvi-lo ao invés de ser ouvido. Quando há qualquer questão de discórdia devemos buscar o Senhor Deus para nos orientar, e juntamente com nosso irmão resolver a discórdia. Paulo nos diz que muitas vezes chegamos a ir a tribunais para resolver banalidades contra o nosso próprio irmão na fé. Deus não se agrada disto. E mais, ele diz que o mundo não tem como julgar corretamente, pois eles não verão a Deus, não herdarão o reino de Deus.

“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus> Não vos enganeis: nem impuros, nem idolatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladroes, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.” 1 Coríntios 6:9 e 10

2)     Versos 12 a 20 – A sensualidade eh condenada – Paulo começa dizendo que todas as coisas me são licitas, isto eh, em Cristo Jesus temos liberdade, nossas correntes, nossos vícios foram quebrados, porem nem tudo me convém, isto eh, muitas coisas não devemos fazer para o nosso próprio bem. Como fumar, beber demais, comer demais, alias tudo em excesso não eh saudável, nem exercícios demais eh bom. Não devemos nos tornar escravos de nada, nem de alimentos, nem de pessoas ou coisas. Pois a liberdade que Jesus nos oferece, devemos vive-la. A sensualidade também pode se tornar um enorme pecado em nossas vidas. A Palavra de Deus nos diz que o sexo eh para o casamento, e somente para os cônjuges. A pratica do sexo, da imoralidade fora do casamento, ou antes do casamento, não agrada a Deus, e arruína nosso corpo. Paulo nos diz que qualquer outro pecado não atinge o nosso próprio corpo, porem o da sensualidade as consequências são diretamente em nosso corpo. Devemos ter em mente que nosso corpo eh o templo do Espirito Santo, eh Ele quem habita em nos, portanto não devemos deixa-lo de lado, ou envergonha-lo.

“Acaso, não sabeis que o vosso corpo eh santuário do Espirito Santo que esta em vos, o qual tendes da parte de Deus e que não sois de vos mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” 1 Coríntios 6:19 e 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário