sábado, 29 de outubro de 2011

Estudos - Lc 4, Sl 48 e 1Co 10



The Image Church – Bible Studies

Leitura Bíblica – Lucas 4

Jesus eh o Filho amado de Deus. Ele eh cheio do Espirito Santo de Deus. Mesmo assim ele viveu aqui na terra e passou por todas as dificuldades que passamos. Somos também filhos de Deus, e necessitamos do Espirito Santo para vivermos a vida que agrada a Deus, precisamos estar cheios do Espirito Santo para vivermos a vida abundante que so Jesus pode nos dar. E quem eh cheio do Espirito Santo age como Jesus:

1)     Eh guiado pelo Espirito Santo aos lugares que Deus quer – “Jesus, cheio do Espirito Santo, voltou do Jordao e foi guiado pelo mesmo Espirito, no deserto.” Lucas 4:1

2)     Usa a Palavra de Deus como escudo protetor – “Mas Jesus lhe respondeu: Esta escrito... Mas Jesus lhe respondeu: Esta escrito....porque esta escrito:...” Lucas 4:4,8 e 10

3)     Possui o Poder do Espirito Santo – “Então, Jesus, no poder do Espirito, regressou para a Galileia e a sua fama, correu por toda a circunvizinhança.” Lucas 4:14

4)     Cumpre as promessas de Deus – “Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.” Lucas 4:21

5)     Com autoridade do Espirito Santo ensina a outros – “E muito se maravilhavam da Sua doutrina, porque a Sua palavra era com autoridade.” Lucas 4:32

6)     Se retira para lugar deserto regularmente para ter um momento com Deus – “Sendo dia, saiu e foi para um lugar deserto.” Lucas 4:42a

Leitura Bíblica – Salmos 48

Os filhos de Core neste salmo nos mostra o Poder de Deus na sua santa cidade, no seu santo monte. Onde reina a alegria, a paz e a segurança. Todos os outros reis temem a Deus, e fogem dEle, sentindo dores de parto. Incrível o poder de Deus, somente com o seu sopro destrói tudo pela frente, e com suas mãos nos oferece segurança e conforto.

“Grande eh o Senhor, e muito digno de ser louvado na cidade do nosso Deus .Seu santo monte, belo e sobranceiro eh a alegria de toda a terra;” Salmos 48:1 e 2

Leitura Bíblica – 1 Coríntios 10

Paulo nos ensina, que através da historia, do passado devemos tirar lições de vida. Mesmo quando estas experiências não são nossas, devemos aprender com os erros dos outros. O povo de Deus padeceu no deserto por causa de sua desobediência a Deus, e portanto se tornaram idolatras, murmuradores, cobiçadores e imorais. Devemos aprender com eles, de como não devemos agir. Mas Paulo nos anima dizendo que vamos passar por tentações, ninguém esta livre delas, mas Deus, em toda sua bondade nos providencia o livramento. Só precisamos estar em comunhão diária com Ele:

“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus eh fiel e não permitira que sejais tentados além das vossas forcas; pelo contrario, juntamente com a tentação, vos provera livramento de sorte que a possais suportar.” 1 Coríntios 10:13

Paulo termina o capitulo nos advertindo contra a idolatria, contra fazermos algo que possa gerar escanda-lo para outras pessoas. Nos mostra que somos livres para fazer tudo, porem devemos ter consciência e julgamento para fazermos somente o que agrada a Deus, somente o que O glorifica. Pois devemos ser bons exemplos para todos ao nosso redor.

“Todas as coisas são licitas, mas nem todas convém, todas são licitas mas nem todas edificam.” 1 Coríntios 10:23


“Portanto quer comais, quer bebais ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a gloria de Deus.” 1 Coríntios 10:31

Nenhum comentário:

Postar um comentário