segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Leitura Biblica - Mc 8, Sl 36 e Rm 14



The Image Church – Bible Studies

Leitura Bíblica – Marcos 8

Marcos relata a segunda multiplicação dos pães e novamente os fariseus tentam pegar Jesus em algum erro, em algum engano de procedimento. Mas neste capitulo, o interessante eh a reação dos próprios discípulos de Jesus. Eles já tinham visto tantos milagres, mesmo a multiplicação dos pães Jesus já fizera anteriormente, e mesmo assim, eles não sabem o que fazer para matar a fome do povo. E quando eles saem para o outro lado do rio eles esquecem de levar alimento, Jesus da outro ensinamento, e os discípulos acham que Jesus falara por causa da falta de pão. Desta vez Jesus se irrita e diz:

“Jesus percebendo-os, lhes perguntou: Por que discorreis sobre o não terdes pão, ainda não considerastes nem compreendestes? Tendes o coração endurecido? Tendo olhos não vedes? E tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?” Marcos 8:17-20

Muitas vezes temos a mesma reação dos discípulos, já vimos tantas vezes o Senhor nosso Deus providenciando milagrosamente nossas necessidades, e quando nos deparamos novamente com algum problema, ficamos desesperados, tristes, sem saber o que fazer, esquecendo de que nosso Deus eh capaz de resolve-los todos. Temos a memoria curta, e por isto sofremos bobamente. Graças a Deus ele nos conhece intimamente, e nos ensina, nos orienta, apesar de nosso coração incrédulo.

Leitura Bíblica – Salmos 36

Davi escreve ao mestre de canto sobre a malicia humana e a benignidade de Deus. O homem eh perverso, trama constantemente, porem a justiça de Deus eh perfeita, e sua bondade eh eterna. Ele não deixa que o justo padeca.

“Continua a tua benignidade aos que te conhecem, e a tua justiça aos retos de coração.” Salmos 36:10

Leitura Bíblica – Romanos 14

Paulo nos ensina que devemos viver sem contendas, sem brigas, em paz com todos os homens, que devemos tolerar as pessoas, entende-las, respeita-las, sem julga-las. Pois somente Deus eh que julga corretamente o nosso coração. Não devemos servir de pedra de tropeço a ninguém. Não devemos escandalizar a ninguém. Os fracos na fe se escandalizam facilmente, e nos devemos ajudar a estes irmãos a se tornarem firmes e fortes na fe, e não servirmos para que eles se enfraqueçam e se voltem contra Deus, por nossa causa. Paulo da o exemplo dos vegetarianos, veja:

“Acolhei ao que eh débil na fé, não, porem, para discutir opiniões. Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes; quem come não despreze ao que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu.” Romanos 14:1-3

Quando entramos em discussões inúteis, não vamos a lugar nenhum, melhor, vamos sim, ao destempero, muitas vezes a ira toma conta de nos, e ao invés de ajudarmos o irmãozinho, nos tornamos pessoas chatas, arrogantes, religiosas, e isso de nada ajuda no amadurecimento da fe de nosso irmão querido. Por outro lado este nosso irmão não deve julgar as pessoas, pelos seus atos, pois somente Deus eh quem julga, ele deve sim, obter da Palavra de Deus entender qual eh a Sua vontade, qual eh o procedimento correto para cada situação em sua vida. Pois cada um dará relatório a Deus de si mesmo, eu não posso levar sobre mim os erros de meu filho, e vice-versa.

“Assim, pois, cada um de nos dará conta de si mesmo a Deus.” Romanos 14:12

Enquanto depender de nos devemos ter paz com todos, devemos dar bons exemplos. Se for necessário não comer carne para que nosso irmãozinho não se sinta ultrajado, não devemos comer carne. Se ao beber vinho estamos escandalizando outro irmão, não devemos faze-lo. Pois queremos dar bons exemplos, devemos ser cordiais, devemos amar a todos. Ai sim, demonstramos maturidade crista, e amor verdadeiro ao próximo.

“Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.” Romanos 14:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário