quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Leitura Bíblica – Mc 5, Sl 33 e Rm 11



The Image Church – Bible Studies

Leitura Bíblica – Marcos 5

Marcos narra alguns acontecimentos neste capitulo que demonstram o ministério de Jesus. Ele era seguido sempre por multidão de pessoas, de varias cidades e países. Ali tinham religiosos, ignorantes, ricos, pobres, homens, mulheres, crianças todo tipo de pessoa. E Jesus a todos demonstrava amor e ensinava. Jesus curava, Jesus ressuscitava, Jesus atendia a pedidos particulares, enfim Jesus trabalhava por amor a Todos.

Porem neste capitulo Marcos apresenta outro tipo de criatura, os demônios, nos versos 1 a 14 ele narra a cura de um endemoninhado de Genasare. A lição que podemos tirar deste episodio eh que ate os demônios, ate satanás teme a Deus, conhece a Deus e seu Poder. Veja algumas reações deles:

O demônios:

- Adoram a Jesus - “Quando de longe viu Jesus, correu e o adorou.” Marcos 5:6

- Declaram quem eh realmente Jesus – “Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo?” Marcos 5:7ª

- Juram a Deus – “Conjuro-te por Deus, ....” Marcos 5:7b

- Fazem pedidos a Jesus – “...que não me atormentes.” Marcos 5:7c

- Rogam desesperadamente a Jesus – “E rogou-lhe encarecidamente que os não mandassem para fora do pais.” Marcos 5:10

- Suplicam a Jesus com temor – “E os espíritos imundos rogaram a Jesus dizendo: Manda-nos para os porcos, para que entremos neles.” Marcos 5:12

Também vemos neste mesmo capitulo que muitos homens, mesmo vendo todos os milagres que Jesus fazia, não foram capazes nem de fazer o que os demônios fizeram, que era adorar a Jesus, eles rejeitaram a Cristo, e começam a tramar contra Ele. Incrível fazem pior do que os demônios:

“Os que haviam presenciado os fatos contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado, e acerca dos porcos. E entraram a rogar-lhe que se retirasse da terra deles.” Marcos 5:16 e 17

Leitura Bíblica – Salmos 33

Salmo 33 eh um cântico de Louvor a Deus, o Criador de todas as coisas, o Preservador de tudo o que existe. Nada acontece sem o Seu conhecimento, nada existe sem a Sua permissão. Deus eh soberano, Deus eh dono de tudo. Seus planos são sempre cumpridos na integra e no momento exato de sua vontade, Seu concelho eh correto e eterno. Quem tem um Deus como este, vivo e ativo, deve teme-lo, deve ama-lo, deve obedece-lo sempre. SO se pode ser verdadeiramente feliz se a nação tem este Deus como Senhor de suas ações diárias. Pois só assim repousara sobre esta nação a misericórdia de Deus.

“Feliz a nação cujo Deus eh o Senhor e o povo que ele escolheu para a sua herança.” Salmo 33:12
“Seja sobre nos, Senhor, a tua misericórdia, como de ti esperamos.” Salmo 33:22

Leitura Bíblica – Romanos 11

Muito interessante o ensinamento do apostolo Paulo no capitulo 11 de Romanos. Ele nos compara a uma arvore, que eh o próprio Cristo Jesus, e todos que são obedientes a Deus, que creem no sacrifício de Jesus como único e suficiente salvador, e vivem para agradar a Deus e se parecer com Jesus, estes são enxertados nesta grande e poderosa arvore da Vida, e começam a fazer parte desta arvore, a receber alimento vivo vindo de suas raízes e de seu tronco. Porem todos que desobedecem a Deus, que rejeitam a Cristo que blasfemam contra o Espirito Santo de Deus, estes são cortados, expulsos do galho.

Ele também nos mostra que no principio esta arvore tinha seu próprios galhos, os judeus, galhos estes naturais da arvore, pois Deus escolheu o povo Judeu para ser Seu povo, e enviou o Salvador por intermédio deste povo. Porem os judeus rejeitaram a Cristo, então eles foram cortados fora da grande arvore da vida, e por causa disto, Deus abriu a oportunidade de enxertar outros galhos, não judeus, os gentios, nos, dando-nos a oportunidade de sermos salvos e adquirirmos a vida eterna com Deus. Por causa da rejeição dos judeus, os gentios foram alcançados.

Porem os judeus ainda tem nova chance, pois eles podem vir a crer em Cristo Jesus, e então eles poderão ser enxertados novamente a arvore, como nos fomos. Esta eh a logica de Deus, a matemática divina. Deus oferece, de graça, a salvação a todos, mas somente quem aceita verdadeiramente, obterá a salvação. Ele nos da o livre arbítrio para que escolhamos aceitar a Cristo ou não. Tanto judeus quanto gentios.

 “Porque se o fato de terem (os judeus) sido rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos?” Romanos 11:15

“Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte também tu serás cortado.” Romanos 11:22

Paulo termina este capitulo nos mostrando a maravilhosa sabedoria de Deus e seus desígnios. Pois tudo faz sentido em nossas vidas quando entendemos a vontade de Deus para nos:


“O profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o Seu conselheiro? Ou quem primeiro lhe deu a ele para que me venha a ser restituído? Porque dEle e por meio dEle e para Ele são todas as cousas. A Ele pois, a Gloria eternamente! Amem!!!” Romanos 11:33 a 36



Teus Altares - João Alexandre - Acústico

Nenhum comentário:

Postar um comentário