sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Leitura Bíblica – Marcos 1



The Image Church – Bible Studies

O livro Marcos, eh o evangelho mais curto, porem ele narra alguns acontecimentos que nenhum outro evangelho narra. Foi o evangelho escrito primeiro por volta do ano 70 d.c. e por isto dizem que os outros evangelhos se basearam nos escritos deste livro. Há duvidas também quanto a quem escreveu este livro, porem a melhor hipótese eh a de ter sido Joao Marcos, sobrinho de Barnabé, mas não se sabe se ele chegou a conhecer a Jesus, mas andou com Pedro e ouviu as historias e relatou neste livro com precisão, só não estão escritas cronologicamente corretas. Mas seu livro foi inspirado pelo Espirito Santo, tanto quanto os demais evangelhos. Sua escrita eh simples e de fácil compreensão.

Marcos começa seu livro, no capitulo 1, narrando desde Joao Batista, sua mensagem de precursor de mensageiro de Deus que anuncia o evangelho de Cristo que esta por vir, bem como  o batismo de Jesus por Joao Batista. Narra também as curas de Jesus e a libertação de demônios, como também a tentação de Jesus. Mas a principal mensagem do primeiro capitulo eh que Jesus se retirava para um lugar solitário, bem de manha, para orar, para falar com o Pai. Mesmo Jesus sendo Deus, ele separava um tempo para conversar com Deus Pai. Este deve ser um exemplo a ser seguido, nossa vida também eh agitada como a de Jesus, com muitos afazeres, muitos desafios, porem devemos diariamente separar este tempo com Deus:

“Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava.” Marcos 1:35

Leitura Bíblica – Salmos 29

Este salmo foi escrito pelo rei Davi, que apresenta Deus como a voz que comanda o universos. A voz que da ordens as tempestades, que gera vida, que quebra madeiras inquebráveis. Voz poderosa cheia de majestade. Precisamos buscar esta voz para nossas vidas, devemos obedecer o comando da voz de Deus em nosso dia a dia. Pois o Senhor nos da forca e coragem para enfrentar todos os desafios. E nos traz a paz:

“O Senhor dá forca ao seu povo, o Senhor abençoa com paz ao seu povo.” Salmo 29:11

Leitura Bíblica – Romanos 7

1)      Versos 1 a 6 – Paulo nos ensina sobre nossa nova vida com Cristo através de uma analogia com o casamento. No casamento devemos ser fieis aos nossos maridos ate a morte, porem em vindo morrer um dos cônjuges o que permanecer vivo esta livre da lei conjugal e pode se casar novamente, e no próximo casamento devera obedecer a lei conjugal e ser fiel ate a morte. Assim deve ser nossa vida. Antes de conhecermos a Cristo, nosso primeiro casamento, vivíamos no pecado, e fazíamos coisas de acordo com o mundo, de acordo com a lei das trevas, vivíamos em pecado, vivíamos para nos mesmos, éramos senhores de nossas vidas. Porem quando aceitamos a Jesus Cristo como nosso senhor e salvador, eh como um novo casamento, onde o primeiro marido (o pecado) morreu, e estamos livre dele, podendo viver com Cristo (nosso segundo noivo) fieis para sempre.

“Agora, porem, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espíritos e não na caducidade da letra.” Romanos 7:6

2)      Versos 7 a 25 – Paulo continua a nos ensina sobre o pecado. Porem desta vez ele eh mais pessoal, mostrando que nossa verdadeira vontade eh a de pecar. Podemos ver isto quando precisamos fazer uma dieta por orientação medica, pela lei medica não podemos comer açúcar e gordura, mas o nosso corpo a nossa vontade eh de comer açúcar e gordura, não eh verdade? Assim eh o pecado, pela lei não devemos pecar (exemplo: não cobiçarás) mas a primeira coisa que fazemos sem pensar eh cobiçar o vestido de nossa melhor amiga, não eh verdade. Paulo diz bem quando diz:

“Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.” Romanos 7:19

Nosso corpo pede o pecado, vivemos numa batalha diária entre o corpo e a mente. Quando aceitamos a Cristo, entramos nesta batalha, e muitas vezes somos vencidos pelo pecado. Mas Paulo termina seu capitulo dando graças a Deus por Jesus Cristo, pois eh através dele que temos o Espirito Santo de Deus habitando em nos, e no ajudando nesta batalha. Outra ajuda que coloco aqui também que Deus nos da, são os outros irmãos cristãos, que estão na mesma batalha, não estamos sozinhos, e podemos compartilhar, testemunhar, ajudando-nos uns aos outros. Pois a batalha eh pesada, mas Cristo já a venceu por nos. E devemos batalhar com alegria e esperança de que um dia, e em muito em breve, não precisaremos mais lutar, pois Jesus esta chegando para nos buscar.

“Gracas a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor!” Romanos 7:25a

Nenhum comentário:

Postar um comentário