segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Leitura Bíblica – Mateus 25



The Image Church – Bible Studies

Em Mateus 25 Jesus ensina novamente através de parábolas:

1)      Versos 1 a 13 – A Parábola das 10 virgens

Jesus conta a historia de 10 mocas virgens que se preparam para o casamento, porem 5 delas não são espertas, ou sábias e não antecipam que o noivo pode demorar e esquecem de providenciar o azeite de suas lamparinas (Azeite ja era utilizado como bio-combustivel). Por conta disto elas não se casam, enquanto que as demais, inteligentes e sábias, se casam e vivem felizes, pois souberam aguardar o noivo, estavam preparadas para a qualquer momento. Igualmente devemos ser nos cristãos, devemos esperar a vinda de Jesus sabiamente, trabalhando para o Reino de Deus, e providenciando tudo para a sua chegada, obedecendo seus mandamentos, suas ordens, e vigiando para não pecarmos;

“Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.” Mateus 25:13

2)      Versos 14 a 30 – A Parábola dos talentos

Nesta historia há 3 servos que recebem de seu senhor talentos. Jesus aqui nos ensina que Deus nos da talentos conforme nossa própria capacidade, uns mais outros menos, mas todos recebemos talentos. E cada um dos servos, enquanto o senhor viajava, guardou os talentos, porem 2 deles souberam multiplicar os talentos, na realidade dobraram seus talentos, mas um deles somente escondeu o talento, ele nem colocou no banco para render os juros. Na volta de seu senhor, ele foi ajustar contas. Jesus nos ensina aqui que Deus ajustara contas conosco, Ele vai quere saber o que fizemos com todas as oportunidades que Ele nos deu nesta vida. Segundo esta historia terão dois tipos de pessoas:

1)      Aquele que multiplica os seus talentos, e trabalha para aumentar o reino de Deus na terra. Este recebera de Deus a seguinte resposta:

“Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” Mateus 25:21

Isto eh Deus mesmo se alegrará desta pessoa, e ela terá garantido seu lugar no céu. E juntamente com Jesus governara a terra (Lembra-se do Apocalipse? O Milenio?).

2)   Aquele que somente guarda para não perder o talento recebido por Deus. Este recebera de Deus a seguinte resposta:

“Servo mau e negligente, .... Porque a todo que tem se lhe dará , e terá em abundância, mas ao que não tem, ate o que tem lhe será tirado. E o servo inútil lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.” Mateus 25:26,29 e 30

A estes Deus o enviara para o inferno. Então qual das duas atitudes devemos ter enquanto esperamos a volta de Cristo?

Mateus termina seu capitulo com o grande julgamento:

“E todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separara uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas a sua direita mas os cabritos a esquerda; então dirá o Rei aos que estiverem a sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos esta preparado desde a fundação do mundo.” Mateus 25:32-34

Leitura Bíblica – Salmos 25

Salmo de Davi. Uma oração pedindo a Deus auxilio na hora da aflição. Na hora de tomar uma decisão em sua vida. Deus esta pronto a nos auxiliar:

“Ao homem que teme ao Senhor Ele o instruirá no caminho que deve escolher.” Salmo 25:12

Leitura Bíblica – Romanos 3

Em Romanos 3, Paulo nos ensina sobre o pecado. Na realidade ele coloca todos nos, judeus ou gentios no mesmo saco. Fazemos parte da raça humana, então somos pecadores. Assim como 1+ 1 sempre será 2, se somos humanos, somos pecadores:

Raça humana = Pecadores

“Pois todos pecaram...” Romanos 3:23ª

Paulo salienta ainda, que por sermos pecadores, somos carentes da gloria de Deus, isto eh, necessitamos da graça de Deus, da salvação de Deus, do amor de Deus. Ele enfatiza que em nos não há nada de bom. Mesmo que façamos boas obras, ajudemos os pobres, façamos alguma boa ação ou cumpramos os mandamentos de Moises. As nossas boas obras não nos salva. Não nos tira do inferno:

“Visto que ninguém será justificado diante dEle por obras da lei, em razão de que , pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.... Concluímos pois, que o homem eh justificado pela fé, independentemente das obras da lei.” Romanos 3:20 e 28

Nossas obras não nos salvam, mas nos levam a entender o nosso pecado, nos levam a perceber que não somos nada, que precisamos de Deus para sobrevivermos. Então nossa salvação vem por onde? Paulo nos ensina, que nossa salvação eh de graça, vem pela nossa fé em Cristo Jesus, vem em acreditarmos que Ele eh o nosso salvador. Que nada fazemos para merecermos a salvação, que somente pelo amor de Deus fomos atingidos pela salvação em Jesus:

“Sendo justificados gratuitamente por sua graça mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” Romanos 3:24

Resumindo:

1)      Somos todos pecadores e merecemos a morte eterna;
2)      Deus nos ama e gratuitamente nos oferece a Salvação por intermédio de Jesus;
3)      A todos que aceitam a Cristo como salvador, e tem fé na sua suficiência, a estes será dado a vida eterna com Deus.

De Todas As Tribos
Guilherme Kerr - Jorge Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário