quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Leitura Bíblica – Mc 6, Sl 34 e Rm 12


The Image Church – Bible Studies
Leitura Bíblica – Marcos 6


Nos versos 1 a 6 vemos que Jesus tem problemas em sua cidade natal, acredito que a frase: “Em casa de ferreiro o espeto eh de pau.” Também eh verdadeira. Pois em Nazare, Jesus não faz muitos milagres, não recebe honras de seus próprios vizinhos e amigos de infância. Jesus chega a admirar-se da incredulidade deles. Como Jesus eh amor, ele deve ter ficado muito triste em ver esta rejeição ao plano de Deus para salva-los, seus próprios parentes e amigos. Realmente ser luz de Cristo no seio de nossa família, para nossos pais, filhos, esposo, esposa, vizinhos, eh muito difícil. Mas eh a nossa missão e não devemos cessar de orar por eles, e de dia a dia pedir que Deus nos ajude a não sermos pedra de tropeço para nossos amados. Nossa familia, parentes e amigos de infancia tem a incrivel capacidde de nos rotular de alguma coisa.. Eu mesmo era tachado de "sonhador" e "gastador". Depois que me converti e descidi viver para Jesus, meus parentes custaram muito tempo para acreditar que Jesus tinha mudado o meu viver. alguns ainda pensam que eu sou o mesmo "sonhador" e "gastador" de sempre.

“Admirou-se da incredulidade deles, Contudo percorria as aldeias circunvizinhas a ensinar.” 
Marcos 6:6

Outra lição deste capitulo nos demais versículos, vemos o carinho de Jesus com seus 12 discipulos, dando a eles poder para curar, expulsar demônios, dando ensinamentos em particular. Foram na realidade 3 anos de intenso ministério, onde estes homens largaram tudo, família, amigos, empregos, para se dedicar ao ministério junto a Cristo. Seus feitos se tornaram famosos, e onde iam grande multidão os seguia. Eles ajudaram a distribuir os paes e peixes a multidão, vendo o milagre da multiplicação em suas próprias mãos. Estes homens presenciavam diariamente o poder de Cristo, experimentaram de perto a divindade de Jesus. Quantos de nos gostaríamos de ter tido esta oportunidade que somente 12 homens tiveram. E apesar de tudo que eles estavam vivendo, não foram capazes de reconhecer a Cristo no meio da tempestade, acharam de era um fantasma e ficaram apavorados, quando viram Jesus caminhando por sobre as aguas. Jesus teve que gritar com eles para acalma-los:

“Eles (os discípulos de Jesus), porem, vendo-o andar sobre o mar, pensaram tratar-se de um fantasma, e gritaram. Pois todos ficaram aterrados a vista dele. Mas logo lhes falou e disse: Tende bom animo! Sou eu. Não temas!” Marcos 6:39 e 50

Jesus conhecendo seus corações se entristece percebendo a dureza deles. Quantas vezes nos mesmos temos esta atitude, mesmo passando por momentos de grandes milagres em nossa vida, mesmo presenciando o poder de Deus em nossa historia, quantas vezes ainda nos amedrontamos, e não reconhecemos a Cristo em nossa vida. Temos realmente coração duro.

“Porque não haviam compreendido o milagre dos pães, antes o seu coração estava endurecido.” Marcos 6:52

Precisamos ter a nossa mente e coração conectados com o nosso Senhor Jesus Cristo, para reconhecermos imediatamente e nos maravilharmos e termos paz com Deus sempre. Devemos experimentar do Poder de Deus e não duvidar dele!

Leitura Bíblica – Salmos 34


O rei Davi passou por uma dificuldade imensa quando Abimeleque o expulsou do trono, foi um impeachment . Este salmo foi feito por Davi quando se fingiu amalucado na presença de Abimeleque e por este expulso, ele se foi. Este salmo eh cheio de ensinamentos para o nosso viver diário. Nos ensina que devemos provar da bondade de Deus, que Ele nunca falha, não deixa que passemos necessidades, que aqueles que freiam sua língua, buscam a paz, são humildes de coração, Deus sempre estará do seu lado e o livrara de todas as aflições. Amem!


“O anjo do Senhor acampa-se ao redor do que o temem e os livra. Oh! Provai e vede que o Senhor eh bom, bem-aventurado o homem que nele se refugia. Temei o Senhor, vos os seus santos pois nada falta aos que o temem.... Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de TODAS o livra.” 
Salmos 34:7,8,9 e 19

Leitura Bíblica – Romanos 12

Romanos 12 eh a síntese de como devemos encarar a vida, o mundo assim que tivermos o nosso encontro pessoal com Cristo. Como deve ser a nossa mente, o nosso coração o nosso proceder diante da nova vida que Deus nos apresenta. Não digo que seja fácil, pelo contrario, obedecer a Deus, obedecer este capitulo de Romanos 12, não eh tarefa simples, e nem uma tarefa que quando alcançada podemos descansar, devemos sim diariamente, estar buscando esta nova vida, esta nova maneira de encarar nossos relacionamentos.


Paulo nos diz que devemos viver de acordo com a vontade de Deus, que eh boa, perfeita e agradável. Mas para isto eh necessário que vivamos para Ele, não de acordo com as regras do mundo que antes vivíamos, não devemos nos conformar com elas, pelo contrario devemos a cada dia nos transformar mais e mais para parecermos com Cristo, devemos renovar nossa mente diariamente. Não importa a idade que temos, devemos sempre estar nos renovando e nos transformando para poder experimentar desta boa vontade de Deus para nossas vidas. Por isto Paulo começa este capitulo rogando pelas misericórdias de Deus para nossas vidas:


 “Rogo-vos pois irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que eh o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformais-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:1 e 2


Dos versos 3 a 21, Paulo narra uma serie de recomendações que devemos seguir diariamente. Sugiro que coloquemos estes versos em nosso espelho no banheiro para que diariamente possamos relembrar de como devemos proceder em nossa batalha diária. Voce pode Copiar <Ctrl + C> e <Ctrl + V> colocar num arquivo Word, imprimir essa lista, colar no seu espelho. Todas as manhas de uma lida pra ter certeza como vc deve agir durante o seu dia.


- Não devemos pensar em nos mesmos, mas sim em nosso irmão;
- Devemos nos dedicar ao ministério que Deus nos colocou;
- Devemos nos esmerar (fazer o maximo e melhor) ao ensinar;
- Devemos nos dedicar ao exortar (corrigir em amor);
- Devemos contribuir com liberalidade;
- Devemos presidir com diligencia (sabedoria);
- Não devemos amar com hipocrisia (falsamente);
- Devemos detestar o mal e apegar-nos ao bem;
- Devemos amar cordialmente uns aos outros;
- Devemos ser zelosos (cuidadosos) e não remissos (pessoa que nao cumpre suas obrigacoes);
- Devemos servir ao Senhor com fervor (todo coracao);
- Devemos ficar felizes na esperança e ser pacientes sempre;
- Devemos perseverar na oração;
- Devemos compartilhar as necessidades aos irmãos;
- Devemos ser hospitaleiros;
- Devemos abençoar e não amaldiçoar os que nos perseguem;
- Devemos nos alegrar com quem se alegra;
- Devemos chorar com os que choram;
- Devemos ter o mesmo sentimento para com todos;
- Devemos ser humildes e não orgulhosos;
- Não devemos ser sábios aos nossos próprios olhos;
- Não devemos fazer mal a quem nos faz mal, e sim devemos fazer bem a quem nos faz mal;
- Devemos sempre manter a paz com todos;
- Não devemos nos vingar de ninguém, devemos antes dar de comer e beber ao nosso inimigo se ele tiver fome ou sede;


“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:21

Nenhum comentário:

Postar um comentário