quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Leitura Bíblica – Mc 11, Sl 39 e 1Co 1



The Image Church – Bible Studies

Leitura Bíblica – Marcos 11

Jesus entra em Jerusalém de maneira triunfal, montado num jumentinho e o povo todo gritando Hosana! Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Quem vê esta entrada de Jesus não consegue acreditar que dias depois ele será morto, crucificado pelo mesmo povo. Jesus pede aos discípulos que peguem um jumentinho para ele, e os discípulos o obedecem. Este eh o grupo de homens que viveram bem de perto o ministério de Cristo, mas mesmo assim na Sua morte não continuaram com Jesus, foram espalhados, com medo do que viria a acontecer com eles.
Muitas vezes agimos com medo do que vem pela nossa frente, mas devemos ter fé, crer em Deus. Como diz nos versos 20 a 26, se pedirmos a Deus com fé, crendo que acontecera em nossas vidas, receberemos a benção pedida. Se perdoarmos nossos ofensores (aquelas pessoas que pisam nos nossos calos) verdadeiramente, de coração, nossos erros serão perdoados por Deus. Jesus nos ensina que devemos acreditar no que pedimos, senão para que pedir, se não cremos que acontecera?

“Ao que Jesus lhes disse: tende fé em Deus, porque em verdade vos afirmo que se alguém disser a este *monte: Ergue-te e lança-te no mar e não duvidar no seu coração, mas crer que se fara o que diz, assim será com ele.” Marcos 11:22 e 23

* O MONTE aqui nao necessariamente significa um monte fisico como o Maunt Reineer. Este monte pode ser uma dificuldade ou uma limitacao, uma doenca grave.. algo que sozinhos nao conseguimos nos livrar dele e precisamos de uma intervencao, uma atuacao divina. Todos nos temos "Montes" a passar e pra que isso acontece, precisamos do milagre, do poder da oracao e da fe em Jesus Cristo. 

Leitura Bíblica – Salmos 39

Este salmo foi escrito pelo rei Davi ao mestre de canto Jedutum acerca da vaidade humana. Na realidade todos nos vivemos em vaidade, tudo que temos usamos para nosso próprio beneficio. Nossa língua muitas vezes eh usada para nos envaidecer de algo que na realidade não nos pertence, pois tudo que temos foi dado por Deus, tudo que somos foi porque Deus nos fez assim, em nos não há nada de bom por nos mesmos, dependemos 100% da graça e da misericórdia de Deus. O salmista começa pedindo para que sua boca seja selada quando ele estiver na presença dos ímpios. Ele sofre com os seus próprios erros e sua própria vaidade. E pede socorro ao Senhor! Devemos fazer o mesmo, pedir socorro a Deus o mais sensato a fazer, pois Ele eh o único que em amor nos corrige, nos guia e nos ensina. A nossa esperança deve repousar no Senhor, nos devemos viver a cada dia aos pes do Senhor, ouvindo Sua voz, e pedindo alento ao nosso coração.

“E eu, Senhor, que espero? Tu es a minha esperança!” Salmos 39:7

Leitura Bíblica – 1 Coríntios 1

Uma pequena explanação sobre o livro de coríntios. Esta eh a primeira carta do apostolo Paulo aos cristãos da cidade de Corinto na Grécia. Paulo estava na cidade de Éfeso na Turquia  quando escreveu esta carta, provavelmente entre os anos 53 e 57 d.C. O motivo desta carta eh ensinar aos cristãos de corinto quanto a Lei do Senhor acerca de sua conduta de vida, pois estes irmãos estavam passando por problemas sérios, pois Corinto era uma cidade importante na época onde vinham pessoas de varias regiões, e por isto tinha uma mistura de culturas, as quais o Senhor Deus não se alegrava. Então Paulo escreve esta carta para ajudar os irmãos no procedimento diário. Um dos textos mais famosos desta carta fica no capitulo 13, onde Paulo fala poeticamente sobre o amor. Vale a pena o estudo bem detalhado deste livro.
Mas Paulo não escreve somente para os irmãos da cidade de Corinto, mas escreve para nos, veja:

“A igreja de Deus que esta em corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” 1 Coríntios 1:2

1)      Versos 10 a 17 – Paulo fala acerca de divisões na igreja, e roga aos irmãos que permaneçam unanimes no Senhor Jesus Cristo. Pois reino dividido eh reino derrotado. Não devemos ser cristãos desta ou daquela igreja, ou deste ou aquele pastor, mas devemos ser cristãos de Cristo Jesus o nosso Senhor e Salvador.

2)      Versos 18 a 25 – A mensagem da cruz eh para todos, judeus e gentios, porem ela eh loucura a quem não tem o Espirito Santo, e ela eh poder para quem O tem. Muitas vezes falamos do amor de Deus para alguém e este não entende e segue sua vida como anteriormente, pois o mistério de Deus não eh revelado a quem não tem seu coração aberto a Ele.

3)      Versos 26 a 31 – Paulo nos ensina sobre nosso chamado, sobre nossa vocação no Senhor Jesus Cristo. Deus valoriza aqueles que o mundo rejeita, Deus diz que rico eh aquele que mesmo sem dinheiro segue os seus mandamentos, Deus diz que sábio eh aquele analfabeto que humildemente vive refletindo Jesus em suas ações. Os valores de Deus são opostos aos valores do mundo a que somos inseridos.

“Mas vos sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou da parte de Deus sabedoria e justiça e santificação e redenção, para que como esta escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor!” 1 Coríntios 1:30 e 31

Nenhum comentário:

Postar um comentário