quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Estudo - Lc 1, Sl 45 e 1Co 7



The Image Church – Bible Studies

Leitura Bíblica – Lucas 1

O evangelho de Lucas foi escrito pelo medico Lucas por volta do ano 100 d.C. Ele tomou como base o livro de Marcos, pois Lucas não andou com Jesus, na realidade ele foi companheiro do apostolo Paulo em suas viagens e prisões. Lucas por ser medico e de personalidade investigativa, seu livro segue a cronologia dos fatos e sua escrita eh bem didática. Tem como publico alvo os não judeus. O Evangelho de Lucas tem sido chamado "o Evangelho das nações, cheio de compaixão e esperança, asseguradas ao mundo pelo amor de um Salvador sofredor”.

Lucas comeca seu livro narrando a milagre de duas gestacoes:

1)     Izabel – Esposa do sacerdote Zacarias, já idosos e estéril, Deus envia o anjo Gabriel para anunciar a gravides de Izabel, que daria a luz a Joao Batista o precursor de Jesus. Homem fiel a Deus que anunciaria a vinda de Cristo. Deus achou neste casal fidelidade, vida santa diante dos mandamentos de Deus, e por isto Ele o escolheu como um casal especial que criaria o Homem de Deus que anunciaria a Jesus. Porem Zacarias, com grande temor, não acreditou nas palavras do anjo, e por isto Deus o tornou mudo. Muitas vezes, mesmo Deus nos achando fieis e santos, nos apresenta algo maravilhoso para nossas vidas e nos, com medo não cremos, dizendo “não acredito em papai noel”. Porem para Deus TUDO eh possível! E devemos crer, confiar em Sua palavra. Pois este casal foi usado para o plano maravilhoso de salvação da humanidade;

2)     Maria – Que viria a se casar com Jose, sobrinha de Izabel, virgem garota, que foi visitada também pelo anjo Gabriel, que lhe contou que ela seria a mae do nosso Senhor e Salvador. Mas Maria creu nas palavras do anjo, mesmo que isto implicaria na, talvez, rejeição de seu noivo, pois ela estaria gravida antes de casar-se, ela confiou no plano de Deus para a sua vida e deixou seu futuro em Suas mãos. Pois ela sabia em seu coração que para Deus não há impossíveis, e que ela não estaria só. Veja a sua resposta:

“Então disse Maria: aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra.” Lucas 1:38

Vemos duas reações diferentes. A primeira por sua incredulidade, Deus fez Zacarias ficar mudo, por muitos meses, não consigo imaginar o que eh ficar sem poder falar. A outra, Maria, foi agraciada e bendita por todas as nações ate hoje, pelo seu desprendimento, pela sua fe em Deus. Seu cântico eh lido e cantado ate hoje por milhares de pessoas. Porem nos dois casos Deus cumpriu sua Palavra. Como devemos nos reagir diante de um desafio que Deus nos apresenta? Seu plano sera executado de qualquer maneira, mas como sera que queremos que ele seja executado? Com sofrimentos e dores, assim como Zacarias ou com alegrias conforme Maria?

“Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.” Lucas 1:37

Leitura Bíblica – Salmos 45

Este salmo didático dos filhos de Coré, eh um cântico de amor. Onde o salmista declara que seu coração e sua boca estão cheios de boas palavras a cerca de Deus, ele consagra todo o seu cântico, sua composição a Este Deus maravilhoso. E por isto no final do salmo Deus declara que o seu nome e suas palavras serão eternos, geração após geração cantarão suas palavras de louvor a Deus. Se queremos que sejamos lembrados, devemos louvar a Deus, glorificar Seu nome, viver Suas promessas, e crer em Sua Palavra.

“O teu nome eu o farei celebrado de geração a geração, e assim os povos te louvarão para todo o sempre.” Salmos 45:17

Leitura Bíblica – 1 Coríntios 7

Neste capitulo Paulo nos ensina sobre o casamento. De fato devemos receber confirmação de Deus para nos casar, pois em nos casando não devemos nos separar, então devemos estar bem certos de que este homem, ou mulher, eh a pessoa correta para o nosso casamento. Hoje em dia o casamento virou brincadeira, qualquer um pode se casar e se separar sem maiores problemas, porem para Deus isto não eh verdade. O casamento eh para a vida toda. Deus tem para cada um de nos, traçado nosso futuro, se vamos nos casar ou não, se vamos ter filhos ou não, e se buscarmos Sua orientação viveremos conforme Sua vontade, e seremos em tudo bem sucedidos. Quando Paulo fala que Deus tem nos chamado para algo especial, eh verdade, porem ele fala que se ainda não verificasse o que eh, então permaneça fiel em seu estado. Não tente apressar a Deus, isso não vai dar certo! Espere no Senhor e Ele fara maravilhas em sua vida!

“Ande cada um segundo o Senhor lhe tem distribuído, cada um conforme Deus o tem chamado. E assim que ordeno em todas as igrejas... Cada um permaneça na vocação em que foi chamado... Irmãos cada um permaneça diante de Deus naquilo em que foi chamado.” 
1 Coríntios 7:17 e 20 e 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário