quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Leitura Bíblica – Mateus 27


The Image Church – Bible Studies

Em Mateus 27 vemos a narração da morte de Jesus. Morte esta totalmente cruel, dolorosa, e não somente a morte, mas toda a humilhação que Ele passara, e as dores que sentira nos remete ao amor de Deus por nos. Muitos o ridicularizaram publicamente, tanto os religiosos, quanto o próprio povo, que preferiram libertar Barrabas um cruel bandido ao invés de libertar o justo judeu Jesus. Se analisarmos com frieza vamos verificar que não faz sentido a morte de Jesus, não havia nenhum tipo de condenação real, nenhum fato com testemunhas sobre algum crime cometido por Ele, nada foi dito por Jesus que o incriminasse, nem pelos próprios religiosos, nada o teria feito prisioneiro. Porem como Deus planejou e como os profetas do velho testamento profetizaram, tudo aconteceu exatamente, meticulosamente de acordo com o plano divino. Jesus morreu numa cruz!

1)      Versos 1 a 10 – O suicídio de Judas Iscariotes e o que foi feito com o dinheiro que ele recebera para trair Jesus;

2)      Versos 11 a 26 – Jesus eh apresentado perante Pilatos, o governador, o qual acabou lavando as mãos e entregando-O ao povo. O próprio povo pede que crucifiquem Jesus e soltem Barrabas;

3)      Versos 27 a 31 – Jesus eh entregue aos soldados e ele eh ridicularizado publicamente;

4)      Versos 32 a 44 – Jesus eh crucificado de maneira cruel, cumprindo assim as profecias e a vontade de Deus;

5)      Versos 45 a 56 – A morte de Jesus eh narrada por Mateus. No momento de sua morte, Jesus carrega sobre si todos os nossos pecados, por isto ele sente que Deus Pai não esta com ele neste momento, pois ele esta carregado de pecados, e toda a terra agoniza a sua morte, com grandes terremotos, rasgando-se assim o véu do templo de Jerusalém, como símbolo que de agora em diante não há necessidade do homem ir a algum lugar sagrado para encontrar a Deus, basta crer no Senhor Jesus Cristo e conseguira achar a Deus;

6)      Versos 57 a 61 – O sepultamento de Jesus. Graças a Jose Jesus foi sepultado dignamente, num tumulo novo com vestes de linho puro. Tudo isto conforme as profecias;

7)      Versos 62 a 66 – Pilatos envia soldados para guardar o sepulcro, para que ninguém invente que Jesus ressuscitara. Outro ponto que mostra o total cumprimento das professias feitas no VT (Velho Testamento).

Leitura Bíblica – Salmos 27

Outro Salmo de Davi onde ele pede a presença de Deus, onde ele se declara servo e pede que possa morar na casa de Deus para sempre, onde a Sua presença eh sentida e invadida por todos os lugares. Muito bom eh estar na presença de Deus, eh presenciar a gloria de Deus, e sentirmos abraçados por Ele, amados por Ele. Da uma sensação de proteção, de amparo de alegria.

“Espera pelo Senhor, tem bom animo e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.” Salmo 27:14

Leitura Bíblica – Romanos 5

Paulo nos ensina sobre o fundamento da nossa fé crista. Ele apresenta o argumento de que por um único homem, Adão, entrou o pecado no mundo, e assim todos os homens nascem condenados a morte eterna, assim por um único homem, Jesus, entrou a graça divina, pois por intermédio do sacrifício do único justo, somos todos justificados, somos todos perdoados, somos todos salvos perante Deus e gozamos de paz com Ele.

“Se pela ofensa de 1, e por meio de 1 só, reinou a morte, muito mais, os que recebem a abundancia da graça e o dom da justiça, reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.” Romanos 5:17

Paulo ainda nos ensina que neste mundo passaremos por tribulações, problemas, dificuldades, mas quando estivermos passando por elas devemos ser gratos a Deus. Eh assim que funciona a matemática divina:

Tribulação à perseverança à experiência à esperança

Por isto sabemos que com as dificuldades, aprendemos a confiar em Deus, aprendemos a ser perseverantes nas promessas dEle, e então adquirimos experiências, podendo instruir a outros mais novos na fé para que possam obter a verdadeira esperança, a alegria de viver para Cristo, e de estar sempre animado e esperando a Sua volta para buscarmos.

Outro ensinamento de Paulo neste capitulo eh da prova maior, do amor verdadeiro de Deus por nos. Como podemos comprovar de fato este amor?

“Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nos, sendo nos ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por Ele salvos da ira.” Romanos 5:8 e 9

Se possível memorize estes versículos, para lembra-lhes dele no momento de aflição. Deus nos ama MUITO!!!!!

Musica pra ouvir: Teus Alteres de Jorge Camargo na voz e arranjo de Joao Alexandre. Nao consegui a permissao pro link, mas vc pode clicar aqui: http://www.youtube.com/watch?v=pXUPWHOTNSU 

Nenhum comentário:

Postar um comentário