quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Estudo - Mc 12, Sl 40 e 1Co 2



The Image Church – Bible Studies

Leitura Bíblica – Marcos 12

Marcos narra neste capitulo a perseguição do fariseus, escribas e anciões a Jesus. Eles seguiam Jesus de perto, e todo momento tentavam pega-Lo em algum erro. Tanto que já estavam tramando para O matar.

“E procuravam prende-lo, mas temiam o povo; porque compreenderam que contra eles proferia esta parábola. Então, desistindo, retiraram-se.” Marcos 12:12

Porem Jesus em nenhum erro era achado, eles começam a se irritar, e a temer o povo que seguia a Jesus, pois eles O admiravam muito. Jesus vendo o coração daqueles homens, respondia sempre com palavras sabias e citando as escrituras do velho testamento. Primeiro quanto a questão dos impostos, o qual os próprios fariseus se admiraram com sua resposta:

“Disse-lhe então Jesus: Dai a Cesar o que eh de Cesar, e a Deus o que eh de Deus. E muito se admiraram dele.” Marcos 12:17

Depois sobre a ressurreicao de mortos, pois os saduceus não acreditavam na ressurreicao, mas acreditavam nas escrituras do velho testamento. Mas Jesus sabiamente diz que Deus não eh Deus de mortos e sim de vivos. Logo depois vem os escribas questionando sobre os mandamentos, qual deles eh o maior. Entao Jesus nos ensina que resumindo todos os 10 mandamentos dado a Moises, ficam somente 2:

“Amaras, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua forca. E o segundo eh: Amaras o teu próximo como a ti mesmo.” Marcos 12:30 e 31

Mais adiante perguntam sobre Jesus ser Filho de Davi, mas Davi serviu a Ele. Então Jesus nos ensina o que devemos entender sobre este tipo de pessoa que só existe para nos tentar, nos derrubar, nos pegar em algum erro, nos censurar em alguma coisa:

“E ao ensinar dizia Jesus: Guardai-vos dos escribas que gostam de andar com vestes talares e das saudações nas pracas, e das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos primeiros lugares nos banquetes; os quais devoram as casas das viúvas e para o justificar, fazem longas orações; estes sofrerão juízo muito mais severo.” Marcos 12:38-40

Sabemos que nao podemos julgar o coracao de ninguem.. mas quando  sentimos que uma pessoa so' critica, so' coloca pra baixo.. nao devemos brigar com essa pessoa, ou critica-la da mesma maneira.. Devemos agir corretamente, orando em primeiro lugar por esta pessoa. Deus e' o unico ser capaz de mudar os sentimentos e coracao de cada um. Ore para que Deus tome conta da pessoa e da situacao. Mas nao perca a pessoa de vista, nao se afaste.. apenas ore e veja quanto Deus pode tranformar a vida das pessoas.

Leitura Bíblica – Salmos 40

Davi faz uma linda oração pedindo livramento tanto de seus próprios pecados quanto dos seus inimigos. E ele declara seu amor a Deus, e que confia plenamente nEle. Pois Deus nos ouve e nos ajuda nomeio de nossas aflições.

“Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança e não pende para os arrogantes.” Salmos 40:4

Leitura Bíblica – 1 Coríntios 2

Paulo nos ensina que devemos ministrar ao povo, testemunhar não com soberba e sabedoria nossa, mas com palavras que demonstram amor, palavras vindas do próprio Espirito Santo, que penetra no coração das pessoas, que abre portas, que transforma vidas. Porem sabemos que muitas pessoas não entenderão as palavras vindas do Espirito Santo, pois seus corações estão duros, fechados ao Senhor Deus. Paulo diz que para esta pessoas o evangelho eh loucura, somos doidos, insensatos, tolos para elas. Mas não devemos nos abater com isto, devemos continuar a ministrar, a testemunhar do amor de Deus, com humildade com perseverança, com alegria. O resultado não eh nosso e sim do Espirito Santo. Pois os mistérios de Deus ele da a conhecer somente a seus filhos.

“Nem olhos viram nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 1 Coríntios 2:9

“Pois quem conheceu a mente do nosso Senhor, que possa instruir? Nos, porem temos a mente de Cristo.” 1 Coríntios 2:16

Com a mente de Cristo podemos sim falar palavras que edificam, que ensinam, que ajudam o nosso próximo a se achegar a Deus. Com humildade, não com soberba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário